Abertura da Expoleilão é marcada por apelos de combate aos efeitos da à seca e a dizimação do rebanho potiguar

 

“Não podemos aceitar essa seca e a morte de nosso rebanho como uma coisa banal” (José Álvares Vieira, presidente da Faern)

Ações imediatas contra os efeitos catastróficos da seca no Rio Grande do Norte e a morte do rebanho potiguar foram elementos destacados na abertura da Expoleilão 2012, na manhã desta sexta-feira (11), no parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Nos discursos, os representantes do agronegócio pediram maior empenho do Governo do Estado para amenizar a grave situação enfrentada nas cidades do interior por causa da seca, que atinge frontalmente os produtores rurais.

“A seca já está consolidada. A falta do “volumoso” para os animais também já é uma realidade enfrentada por todos os agropecuaristas e em todas as regiões do RN. Por isso, aproveito o lançamento da Expoleilão, uma festa bonita do nosso calendário, para pedir ao Governo do Estado uma ação concreta com relação à seca”, ressaltou o presidente da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), Marcos Teixeira.

Calendário

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, disse que a Expoleilão é o primeiro evento do calendário agropecuário do estado e a vitrine para os produtores conferirem os melhores animais e trocarem informações sobre o mercado. “Será, com total certeza, uma exposição bonita e coroada com bons negócios firmados. Os produtores rurais do RN, apesar de toda essa problemática da seca, estão interessados no evento. E isso é fundamental. Por isso, acredito que no final, teremos boas notícias da Expoleilão 2012”.

Sobre a questão da seca potiguar, ele foi enfático: “Não podemos aceitar essa seca e a morte de nosso rebanho como uma coisa banal. Não é. O governo precisa mostrar ações para o combate desse problema”, reclamou Vieira.

Feira agropecuária de São Paulo do Potengi foi cancelada

O secretário de Agricultura do RN, Betinho Rosado (que representou a governadora Rosalba Ciarlini no evento), destacou os investimentos da administração estadual no setor rural. “Estamos redefinindo as prioridades da secretaria, do Idiarn e queremos colocar os trabalhos em dia. Estamos reaparelhando o Idiarn com relação aos carros e Internet”, pontuou Rosado.

O secretário fez um comentário que surpreendeu os participantes da abertura: “Este ano fomos procurados por muitos prefeitos porque devido à seca, eles estão cancelando as suas feiras agropecuárias. A de São Paulo do Potengi é uma delas”, informou o Betinho Rosado.

De acordo com o presidente da Faern, José Vieira, essas notícias são ruins para a economia rural e são reflexos da seca. “O cancelamento de algumas feiras trará prejuízos para os produtores e principalmente para os pequenos comerciantes, que fazem desses eventos, uma forma de ganhar um pouco mais. Tudo isso é um reflexo ampliado dessa seca no interior”, lamentou José Vieira.

Melhoramento genético

A Expoleilão é uma exposição anual realizada para atender os criadores interessados no melhoramento genético do mercado agropecuário, que vem crescendo em todo o país. O evento conta também com feiras de artesanato, shows culturais, degustação de comidas típicas e parques de diversão.