A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores se reuniu ontem em São Paulo e deliberou propor o apoio do PT à candidatura do PSB na cidade de Mossoró. Em decisão divulgada no início desta noite, o partido determinou que a legenda na capital do oeste potiguar apresente um candidato a vice-prefeito para compor a chapa majoritária como companheiro de chapa da deputada estadual Larissa Rosado (PSB). As orientações da Comissão Executiva Nacional do PT ao diretório em Mossoró se estenderam à proposição de uma composição com o PSB na chapa de vereadores.

Além disso, a instância máxima do partido da presidente Dilma e do ex-presidente Lula observou a necessidade de abrir o debate em Mossoró sobre a definição do programa de governo, da coordenação e linha de campanha e da futura composição da administração municipal. Em contrapartida à indicação do vice em Mossoró, o PT deverá iniciar as tratativas com a direção do PSB no Rio Grande do Norte para compor chapas encabeçadas por petistas em outras cidades do Estado.

Josivan Barbosa diz não a LARISSA

A candidatura de Josivan Barbosa em Mossoró foi cercada de polêmicas desde o surgimento do nome do reitor como possibilidade de disputar a eleição. O próprio PT local estava dividido quanto ao lançamento de cadidatura ou apoio a Larissa Rosado. A decisão pró-candidtaura só ocorreu no dia 18 de março, durante prévia da legenda, quando a maior parte dos filiados decidiu pelo lançamento da candidatura de Josivan Barbosa. Porém, a decisão da Executiva Nacional divulgada ontem (24) frustrou os planos dos defensores do lançamento do reitor na disputa eleitoral. “Não há alternativa. É uma decisão que considero equivocada porque acho importante criar uma alternativa para os eleitores da cidade. Mas como não foi possível, paciência”, lamentou o deputado estadual Fernando Mineiro, defensor da candidtaura própria do PT em Mossoró e pré-candidato à Prefeitura do Natal. Para Josivan Barbosa, a decisão do PT expressa a falta de sintonia do partido entre as esferas municipais, estaduais e nacional. “O acordo de bastidores atropela a questão local e o desejo da população de Mossoró de, depois de 30 anos, ter uma alternativa diferente para a eleição. O eleitor teve cortado o seu direito de ir às urnas escolher o candidato que queria”, disse o reitor.

“Vou dar prioridade a trabalhar na chapa proporcional para que os companheiros do PT consigam a eleição. Coloquei-me à disposição para apoiar o partido nas candidaturas da região do Alto e Médio Oeste. Não guardo mágoa ou rancor, mas vou me afastar da eleição majoritária de Mossoró”, explicou Josivan Barbosa.

Sem o nome de Josivan Barbosa a política tende a ser polarizada e sai de baixo pois vem burburinho por ai, não tenho dúvida. Aguardemos…