A prefeita do Natal, Micarla de Sousa formalizará até a próxima semana denuncia ao Ministério da Saúde (MS) e ao Conselho Nacional de Saúde(CNS) contra o Governo do Estado por falta de repasses de recursos da ordem de cerca de R$ 22 milhões, repassados pelo Governo Federal para a Secretaria Municipal do Natal(SMS).

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 1º, em entrevista coletiva concedida pela prefeita em companhia da secretária Municipal de Saúde, Maria do Perpetuo Socorro de Lima. Os débitos são referentes a recursos destinados ao Serviço Móvel de Atendimento as Urgências (SAMU), Assistência Farmacêutica Básica, e a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Pajuçara), que não estão sendo repassados pelo Governo do Estado desde o ano de 2008.

Micarla de Sousa explicou que estes recursos são repassados pelo Ministério da Saúde para cobrir o atendimento de média complexidade que o município de Natal presta aos pacientes oriundos de outros municípios, que não possuem o serviço. Sem o repasse, Natal está arcando sozinho com o pagamento da média complexidade, e para manter o funcionamento desses serviços, é necessário remanejamento de recursos de outras áreas, especialmente na infraestrutura.