Em matéria do Jornal Nacional de ontem OBAMA está muito preocupado com a Europa, veja mais:

Números oficiais divulgados nesta sexta-feira (8) mostram que a economia da Grécia registrou uma queda de 6,5% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, demonstrou preocupação com a crise europeia.

“Os líderes europeus precisam tomar ações urgentes para evitar o aprofundamento da crise financeira na região”. Este foi o recado do presidente americano, Barack Obama, nesta sexta-feira (8), em um encontro com jornalistas.

A Europa é um dos maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos. A crise lá representa uma grave ameaça à frágil recuperação americana.

“Hoje o sistema bancário dos Estados Unidos está mais sólido e preparado para lidar com uma situação dessas. Mesmo assim, o que acontece na Europa afeta o nosso crescimento”, declarou Obama, que prometeu apoiar os europeus. Para ele, a Grécia deveria continuar na Zona do Euro.

Em ano de eleição, as dificuldades de recuperação da economia americana são um combustível para as críticas da oposição. Na semana passada, Obama não teve muito o que comemorar: o desemprego voltou a subir no país. Diante desta situação, o candidato adversário Mitt Romney ganhou força. E o Partido Republicano conseguiu arrecadar quase US$ 20 milhões a mais do que o Democrata em maio.

Durante a entrevista, o presidente Obama disse que as empresas americanas estavam indo bem. E recebeu várias críticas de republicanos. Horas depois, afirmou que estava claro para ele que a economia do país ainda não se recuperou e que os opositores distorceram as palavras dele.