Internado desde a noite de quarta-feira (13), no Hospital Sírio Libanês (SP) para realização de exames e retirada de um cateter, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua participação neste sábado na conferência Rio+20, no Rio de Janeiro, em atendimento à recomendação médica. A informação é do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

De acordo com Gilberto, Lula adiou a ida ao evento para a próxima quarta-feira (20). “Ele não vai mais no sábado. Foi adiada para semana que vem, para quarta-feira, a presença dele lá”, disse Gilberto Carvalho após participar de evento no Palácio do Planalto.

Segundo aliados de Lula, os médicos pediram que ele preservasse a voz, após ser submetido a um exame de endoscopia –que consiste na introdução de um tubo pela garganta– e que debilitou sua laringe.

Segundo boletim divulgado pelo hospital, Lula vai fazer uma reavaliação da laringe e, hoje, retirará o cateter que servia para que tomasse medicação. O procedimento já estava previsto. A retirada do cateter requer, segundo interlocutores do presidente, repouso.(Folha)