A Câmara de Deputados do Paraguai aprovou inesperadamente um pedido de julgamento político (processo de impeachment) para destituir o presidente Fernando Lugo por “mau desempenho de suas funções”, informaram oficialmente fontes parlamentares nesta quinta-feira.

Lugo prontamente se pronunciou e afirmou que não irá renunciar. Ele, no entanto, disse que irá enfrentar o julgamento. “Este presidente não vai apresentar renúncia ao cargo e se submete com absoluta obediência à Constituição e às leis para enfrentar o julgamento político com todas as suas consequências”.

A petição de julgamento foi aprovada por 73 votos contra 1. O pedido foi elaborado após a matança de seis policiais e 11 sem-terras em um choque armado na sexta-feira passada, em Curuguaty, 250 km a nordeste.

As próximas eleições presidenciais estão marcadas para 23 de abril de 2013 e o período presidencial finaliza em 15 de agosto deste ano.

Eulalio López, líder sem-terra da Liga Nacional de Carperos, envolvida nos violentos choques com a polícia, pediu que seus partidários se mobilizem para defender o presidente.

Em caso de renúncia do presidente, assumirá seu lugar o vice, Federico Franco, líder do Partido Liberal, componente da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), a coalizão que venceu as eleições presidenciais de 2008. O presidente anunciou na quarta-feira a formação de um grupo civil que, com o apoio da OEA, vai investigar o conflito agrário.(AFP)