# # Deu na Tribuna do Norte

O uso de ferramentas da internet, em especial das redes sociais, como um canal permanente de interatividade com o cidadão tem feito parte da rotina de parlamentares e pode ser um trunfo nas eleições municipais de outubro, de acordo com senadores ouvidos pela Agência Brasil. Independentemente de ser ano eleitoral é senso comum que esse é um instrumento capaz de dar objetividade e foco ao trabalho do político, seja no comando de prefeituras ou no Parlamento. O presidente do Democratas (DEM), senador José Agripino Maia (RN), destaca o poder instantâneo da rede mundial de computadores. “É uma ferramenta que deve ser usada como um instrumento de comunicação e debate de ideias”, disse. Veterano no uso das mídias sociais, ele ressalta a importância que os comitês das campanhas devem dar à internet, assim como a TV e o rádio, na formação da opinião do eleitorado. Para ele, o custo praticamente zero nas campanhas eleitorais na rede é outro ponto positivo.

# # Vetado

O Diário de Natal também destacou que a governadora Rosalba Ciarlini vetou, de forma integral, os projetos de lei dos deputados estaduais George Soares e Poti Junior, que tinham como propostas as inclusões dos municípios de Maxaranguape e Ielmo Marinho para a Região Metropolitana de Natal. O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado de ontem. Ao justificar o veto, a governadora disse que “os dois municípios não estão em conurbados, ou seja, não possuem edificações urbanas de forma densas com os atuais membros da Grande Natal”. A Região Metropolitana de Natal é constituída, além da capital, por Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu e Vera Cruz. Segundo IBGE, a população da região metropolitana tem hoje 1.375.052 habitantes e é a 15ª maior região metropolitana do país.

# # Salários elevados no RN

Desde o ano passado, o Congresso em Foco tem mostrado que supersalários são pagos aos servidores dos três poderes. Um levantamento do site mostrou que existem pelo menos, 3,9 mil servidores públicos recebendo acima do permitido. Com base em auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), o Congresso em Foco publicou a relação dos servidores do Senado que, em agosto de 2009, ganhavam mais que o teto constitucional. No Rio Grande do Norte, 140 servidores e magistrados do Tribunal de Justiça (TJ/RN) recebem salários acima do teto , que é corresponde ao do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), cerca de R$ 26 mil.

# # FPM em queda preocupa prefeituras

Este mês, o Fundo de Participação, principal fonte de recursos de 80% das prefeituras potiguares, terá queda de 30% em relação a maio, colocando em risco até mesmo o pagamento da folha salarial em dia. O valor total do repasse – R$ 444,2 milhões para mais de 5,5 mil municípios – foi tão baixo que o fantasma do “saldo zero” voltou a se repetir, atingindo 49 prefeituras do Rio Grande do Norte na segunda cota. O banco de dados do Tesouro Nacional mostra que 71 prefeituras do Rio Grande do Norte tiveram “saldo zero” no repasse da primeira cota, no dia 10 deste mês. Isso em função da queda brusca nos dois impostos que constituem o FPM – o Imposto de Renda, que bateu recorde de restituição em julho, e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em função da renúncia fiscal para acelerar as vendas de eletrodomésticos da linha branca e desencalhar os pátios das montadoras de automóveis. A decisão do Governo Dilma Rousseff sobre o IPI, não onerou os cofres do Governo Federal, mas acabou atingindo as pequenas prefeituras do interior. E as ações para compensações dona Dilma?

# # Deu em Thaisa Galvão

Se vai ter debate de TV entre os candidatos a prefeito de Natal? Vai sim. E o primeiro já está em cima: 2 de agosto na Band Natal. Presença confirmadíssima dos 6 candidatos…agora um tenha coragem de faltar… A InterTV Cabugi está agendando o seu de acordo com calendário da TV Globo, mas o debate só deverá acontecer, como em todos os anos, já às vésperas da eleição. A TV Universitária também está agendando um e já fez o primeiro contato com assessorias dos candidatos. Há informação que a SimTV também estuda a possibilidade de promover debate entre os prefeitáveis da capital.