Pronatec com inscrições abertas no RN

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RN) informa que a partir desta segunda-feira (30) começam as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) no estado e que as mesmas se estenderão até o dia 05 de agosto, no site: www.pronatec.rn.gov.br

Com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de formação inicial e continuada de trabalhadores, o Pronatec/Senar 2012 será voltado para os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio e do EJA (nessa mesma faixa de ensino).

De acordo com a pedagoga do Senar, Leiliane Dantas, a divulgação dos resultados será disponibilizada no dia 10 de agosto pelo site: www.pronatec.rn.gov.br e com as informações em mãos, os alunos deverão procurar as escolas estaduais de seus municípios (onde ocorrerão os cursos) no período de 20 a 24 de agosto para se matricularem. “O Senar está ofertando 600 vagas para o estado e com diversos cursos que serão ministrados em 27 cidades do Rio Grande do Norte. Aqui, as aulas começarão em setembro. Com 15 vagas por curso. Assim, esperamos uma participação expressiva de muitos alunos e bons resultados”, ressaltou a pedagoga.

 

 Pronatec

 

A qualidade da educação básica é hoje o grande desafio ligado à nossa geração. O Brasil vive um momento de desenvolvimento, que nos aponta cada vez mais na direção do pleno emprego, passando a ocupar o posto de 7º economia do mundo. Diante dessa realidade, surge a urgente necessidade de formar profissionais qualificados para atuar num mercado globalizado e cada vez mais exigente. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – (Pronatec), surge como resposta imediata para estas novas questões e tem por meta beneficiar 3 milhões de brasileiros com a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes.

O Pronatec é constituído por diversas frentes de atuação, sendo primeira, a ampliação do Ensino Técnico Profissionalizante, através dos Institutos Federais. No Rio Grande do Norte, O Programa é desenvolvido em uma parceria do Governo Estadual com o Governo Federal, o IFRN, o Senai, o Senac, o Senar e a UFRN. Sua meta, inicialmente, é atender 8 mil alunos em 9 municípios do Estado, através do Programa de Formação Inicial e Continuada do Trabalhador (FIC), em 2011. Em 2012 também serão ofertados cursos TEC, com significativo quantitativo de vagas. A Previsão é que em 2014, o Programa vá gerar oito milhões de novas oportunidades de formação profissional para jovens trabalhadores e para jovens do Ensino Médio.

Para maiores informações:Senar/RN: (84) 3342-0200