# # Lages e Passa e Fica terão novos prefeitos:

O dia de ontem(30/07) foi de decisões duras do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. O TRE julgou procedente duas ações de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária sem justa causa. Foram, assim, cassados por infidelidade partidária, os prefeitos Pedro Augusto Lisboa, do município de Passa e Fica, e Luiz Benes Leocádio de Araújo, de Lajes. Ambos deixaram o PP pelo PMDB, e as justificativas não foram aceitadas pela corte.

Em Passa e Fica, Pepeu Lisboa, alegou que se desfiliou do PP por ter sofrido grave discriminação pessoal, em razão da perseguição política. Já Benes Leocádio, disse que pediu desligamento do partido em virtude de instabilidade causada pelas sucessivas mudanças de comando do PP.

# # Bando endinheirado

Na lista das fortunas em nome de integrantes do bando do bicheiro Carlinhos Cachoeira, o que chama atenção é o patrimônio “franciscano” do próprio bicheiro: 1,5 milhão de reais resumido em um terreno em Goiânia. A ex-mulher de Cachoeira Andrea Aprigio tem 16,3 milhões de reais em patrimônios, e a atual mulher, Andressa Mendonça, tem 20 milhões de reais resumidos em uma fazenda. Já os três irmãos “Almeida Ramos” de Cachoeira, tem fortunas distribuídas em quantias bem diferentes: Paulo (8,1 milhões de reais), Marco Antonio (2,7 milhões de reais) e Reginaldo (17,1 milhões de reais). Adriano Aprigio, ex-cunhado de Cachoeira fecha a lista das maiores fortunas com 9,4 milhões de reais. O patrimônio completo do bando de Cachoeira, segundo a PF apurou, envolve 36 fazendas e chácaras, 58 apartamentos, treze casas, dezoito prédios e salas comerciais, 74 terrenos, 51 veículos de passeio, 32 motos, quatro caminhões, 21 empresas e 3 415 cabeças de gado. O valor estimado de todos esses bens somados é de cerca de 167 milhões de reais.

# # Novas regras do ENEM

O Ministério da Educação divulgou, na tarde desta segunda-feira (30), o manual “A redação no Enem 2012 – Guia do Participante”, um documento destinado aos mais de 5,7 milhões de estudantes que se inscreveram para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 50 páginas, o manual esclarece com detalhes as novas regras de correção da prova de redação do exame, que acontece nos dias 3 e 4 de novembro. Segundo presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, o objetivo do material é detalhar os critérios utilizados na correção e tornar o processo mais transparente. Em 2011, mais de 120 estudantes entraram na Justiça para pedir vistas da prova, por não concordarem com o resultado. Até o fim de janeiro, em 79 casos a Justiça exigiu uma nova correção da redação, e apenas dois casos resultaram em alteração de nota

# # Primeiro debate

O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Natal, na televisão, será na próxima quinta-feira. A Band TV transmite o debate a partir das 9 horas, com a participação dos cinco candidatos por partidos com representação na Câmara dos Deputados: Carlos Eduardo (PDT), Fernando Mineiro (PT), Hermano Morais (PMDB), Robério Paulino (PSOL) e Rogério Marinho (PSDB).