Deu na Folha de São Paulo :

O governo federal pretende mudar a grade curricular do ensino médio público e diminuir o número de disciplinas na grade das escolas. O plano de mudança foi desenhado pelo Ministério da Educação após a divulgação dos resultados do Ideb, o índice que mede o desempenho da educação básica nacional.

Segundo os dados referentes ao ano passado divulgados ontem, o ensino médio, antigo colegial, estagnou no país. A nota, que vai de zero a dez, considera o desempenho em português e matemática e também a taxa de aprovação dos estudantes (quantos passaram de ano). Divulgado a cada dois anos, o índice estagnou em 3,4 no ensino médio público, o mesmo indicador de 2009, dentro da meta de 2011, mas muito abaixo dos dez pontos, a nota máxima. Na rede privada, por exemplo, a nota média nessa etapa de ensino foi de 5,7.

A meta estipulada é de 5,8. O Ideb mostra também que o desempenho de estudantes do ensino médio público em português e matemática foi inferior ao atingido por alunos do último ano do fundamental particular. Em matemática, a nota foi 265 pontos na rede pública contra 298 na particular, por exemplo. Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, é grande o número de matérias obrigatórias no ensino médio -atualmente são 13. “É uma sobrecarga muito grande. Não contribui para formar melhor o aluno”, afirma. A proposta de redução do currículo nessa etapa do ensino público será apreciada pelo Conselho Nacional de Educação.

Em Mossoró a educação tem feito seu dever de casa pois das 10 primeiras escolas 5 são municipais: Morais Filho,Manoel Assis, Dolores, Rotary e Ronald Pinheiro. Os resultados começam a aparecer.Isso quer dizer que a educação está no caminho certo e vai continuar avançando