# # Betinho Rosado fala sobre o PTB…

Indagado sobre o episódio de destituição do deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) da presidência do diretório estadual do PTB, Betinho declarou: “Não tenho a menor ideia do que foi que houve. Agora, o que houve entendo como sendo um ato extremo, mas um ato comum dentro dos partidos. O PMDB já fez destituição de diretório, o PTB, sob a direção do deputado Ezequiel, fez destituições de diretórios municipais, o PSB de dona Wilma faz destituição de diretórios, portanto, todos os partidos fazem destituição de diretório, quando não há afinidade entre os diretórios estadual e municipal”.

A declaração de Betinho surge um dia após o presidente do diretório estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, afirmar que a destituição de Ezequiel foi uma “deslealdade e violência” dentro de um processo “mesquinho e desastroso”. Henrique afirmou não acreditar na participação da governadora Rosalba, embora Ezequiel tenha deixado claro que a governadora se reuniu com Roberto Jefferson (presidente nacional do PTB) para solicitar a adesão do PTB à candidatura de Claudia Regina (DEM) em Mossoró. “Eu sou do DEM e não tenho nenhuma opinião sobre isso (destituição). É para ser conversado com Benito e Rosalba, se for o caso”, disse Betinho à reportagem de O Jornal de Hoje.

 

# # Destaque potiguar

Com 414 candidatos à prefeito, nestas eleições, o Rio Grande do Norte é o quarto estado da Federação com maior número de candidatos à reeleição. No poder, 81 prefeitos estão na disputa tentando garantir um novo mandato – o que representa 81% do total de prefeitos que poderiam se candidatar, de acordo com as regras eleitorais. Dos atuais 167 prefeitos, 100 poderiam concorrer à releição. A média do RN é maior do que a nacional, que é de 74,8%. Do total de candidatos inscritos nestas eleições, 19,5% estão pleitando a reeleição.

Fora isso, em todos os estados da Federação, o quantitativo de candidatos a prefeito que já exerceu o cargo nos anos de 1994, 2000 e 2004 é significativo. No caso do Rio Grande do Norte, dos atuais candidatos inscritos, 25 foram prefeitos de 1996 a 1999; 41 comandaram as prefeituras de 2000 a 2004; e 23 exerceram o cargo de 2005 a 2008. Os dados estão no estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

# # Mudança de Cenário…

Após as eleições deste ano, poderá haver uma recomposição do quadro partidário no país. Uma das possibilidades que se cogita é a fusão do DEM com o PMDB ou outra legenda com projeção no cenário político. Neste caso, a governadora Rosalba Ciarlini e o ex-deputado Carlos Augusto teriam a oportunidade de acompanhar José Agripino, atual presidente nacional do DEM, na nova composição, ou aderir a outra legenda da qual teriam o controle, pelo menos no Rio Grande do Norte. Essa legenda poderia ser o PTB, hoje controlado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama.

# # Vilma em Caicó…

Ao chegar ao centro o povo tomou conta da Avenida Coronel Martiniano, onde a ex-governadora Vilma de Faria (PSB) se emocionou e destacou a coragem do jovem Hugo Marinho que traz no sangue a marca do trabalho. “Caicó, sabe por que eles temem Hugo Marinho, por que quem apoia este jovem é um homem de trabalho e compromisso que junto comigo trouxe a Ilha de Santana, o Restaurante Popular, Hospital de Oncologia e tantos outros benefícios para a minha terra querida”, disse referindo-se ao prefeito Bibi Costa.

Já o candidato a prefeito Hugo Marinho destacou as suas propostas de campanha e aproveitou para dizer a Wilma o carinho que o povo de Caicó tem pela “guerreira”. Participaram da passeata a ex-governadora Vilma de Faria, o deputado estadual Vivaldo Costa, o vice-presidente estadual do PCdoB, Canindé de França, o prefeito Bibi Costa, o prefeitável Hugo Marinho junto com o seu vice Gilberto do PT, lideranças políticas e os candidatos a vereador. Ela em breve deverá desesmbarca em Mossoró , já que tem interesse direto no pleito.Pois Larissa Rosado(PSB) sendo vitoriosa o seu filho Lauro Maia assume a Assembléia Legislativa já que é o 1º suplente do PSB.