# # PESQUISA TCM/CERTUS

Amanhã sai mais uma pesquisa da TCM/Certus as 8 da manhã no programa Vota Mossoró com apresentação do jornalista Julierme Torres, não será captada a movimentação ocorrida ontem, o trabalho já foi encerrado. Aguardemos o resultado…

# # João Maia e Garibaldi com Hermano

Uma carreata e um comício na Zona Oeste de Natal deram início à agenda política do deputado federal João Maia na manhã deste domingo (02). Ao lado do candidato Hermano Morais, da coligação “Natal Merece Respeito”, do ministro Garibaldi Filho e do vereador Adão Eridan, João Maia participou da carreata pelos bairros de Felipe Camarão, Cidade da Esperança e Bom Pastor, onde foi realizado um breve comício. João Maia foi o primeiro a falar para os moradores do bairro Bom Pastor. Em seu discurso, o Presidente Estadual do PR chamou a atenção para a importância de uma eleição e para os problemas que o natalense enfrenta na Capital. “Nós temos na eleição uma oportunidade. A oportunidade de mudar e melhorar a nossa cidade. Não vamos resolver os problemas da cidade voltando no tempo”, disse João Maia. Logo após o comício no bairro Bom Pastor, João Maia foi prestigiar o amigo e candidato a reeleição como vereador, pelo PR, Adão Eridan, que hoje faz aniversário. A agenda do deputado João Maia nesse domingo será encerrada à noite, com a participação em eventos políticos nos municípios de Montanhas e Vera Cruz.

# # QUEDA E COICE…

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e fora da disputa pela Prefeitura de Osasco (SP), o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) caminha para perder o mandato. No trajeto até a cassação, porém, ainda há uma divergência de interpretação da Constituição entre integrantes do Legislativo e do Judiciário. Deputados avaliam que cabe à Câmara decidir sobre a permanência do petista no cargo, enquanto juristas garantem que a cassação será imediata, após o processo transitar em julgado — quando não há mais possibilidade de recursos. O ministro aposentado Cezar Peluso, ao votar na última quarta-feira, pronunciou-se pela perda do mandato de João Paulo, depois de ter votado pela condenação do parlamentar. O cálculo final das penas será feito no fim do julgamento, mas as condenações pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro já estão ratificadas. Na avaliação do ministro do STF Marco Aurélio Mello, a cassação do mandato de João Paulo será automática. “Um pronunciamento condenatório do Supremo fica submetido a uma condição resolutória, que seria a ótica em sentido contrário de uma das Casas do Parlamento? Creio que a resposta é negativa”, afirmou o ministro, após ser questionado se a condenação do deputado levaria a perda do mandato.

# # Parnamirim em destaque…

Se as eleições municipais fossem hoje, o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques  (PDT) seria eleito com uma diferença de quase dez pontos porcentuais sobre o segundo colocado, o candidato do PV, Gilson Moura. É o que mostra pesquisa realizada pela Certus Pesquisa e Consultoria nos dias 25 e 26 de agosto e registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RN-00067/2012. ESTIMULADA Maurício: 43,54% Gilson: 33,56% Tita: 2,04% Leto: 0,23% Nenhum: 10,88% NS/NR: 9,75%

ESPONTÂNEA Maurício: 36,05% Gilson: 28,53% Tita: 0,68% Outros: 0,91% Nenhum: 10,43% NS/NR: 23,13%

REJEIÇÃO Gilson Moura: 28,12% Mauricio Marques: 23,13% Tito Holanda: 5,90% Camarada Leto: 9,30% Rejeita Nenhum: 18,59% Não sabe: 1,59% Outras respostas: 13,38%