Continua a especulação sobre a expansão áerea regional, a boa noticia e  que quatro companhias aéreas vão construir novas rotas entre as cidades do interior e as capitais do Nordeste: Azul/Trip, Passaredo, Avianca e Voa Brasil, conforme acordado em reunião, ontem, na sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife (PE).

De acordo com o jornal Correio da Paraíba, o centro das rotas (HUB) será a cidade de Petrolina (PE), onde acontecerão as trocas de aeronaves. Na Paraíba, Campina Grande e Patos serão beneficiadas. Para a operação dos voos, as companhias terão isenção de impostos dos estados, como o ICMS, e demanda de crédito tanto da Sudene, quanto do BNB e BNDES.

A assessoria de imprensa da Sudene informou que a construção das linhas aéreas nas cidades do interior entre si e com as capitais faz parte de um projeto maior que ainda será anunciado pela presidenta Dilma Rousseff. Os municípios que serão contemplados na primeira fase do projeto são: Imperatriz (MA), Parnaíba (PI), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Campina Grande (CG), Mossoró (RN), Paulo Afonso, Barreiras, Ilhéus e Porto Seguro (BA), Linhares (ES) e Montes Claros (MG). Na segunda etapa do projeto serão contemplados os municípios de Balsas (MA), Bananeiras e São Raimundo Nonato (PI), Arcoverde (PE), Jijoca e Aracati (CE), Patos (PB), Lençóis (MA), Vitória da Conquista e Luis Eduardo Magalhães (BA).

Vamos voltar no tempo. Mais precisamente ao mês de dezembro de 2011. Naquele período, no apagar das luzes do velho ano, representantes das empresas aéreas Trip e Azul conversam com o governo do Estado sobre a possibilidade de realizar voos regulares utilizando aeroportos do interior do Rio Grande do Norte.

A Trip estudava um voo que incluia Fortaleza-Mossoró-Natal. Naquela reunião, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, “A Azul demostrou interesse e pretensão de expandir os voos regionais no Nordeste”. Mossoró e Caicó poderiam estar nos planos da empresa, assim como Campina Grande (PB) e Arapiraca (AL).Se há uma intenção do Governo Federal em interiorizar os voos, aproveitando a pujança da economia nordestina, concedendo incentivos fiscais, redução de tributos principalmente na compra de combustível, e ainda ajudando no financiamento de aeronaves, Mossoró e Caicó não podem perder esse voo, devendo ver nessa possibilidade um grande passo para alavancar seu desenvolvimento.

Mossoró está sem voos regionais desde o acidente aéreo da Noar, uma cidade pujante como Mossoró não merece ficar sem ligação aérea é uma pena.