O aumento da base de consumo dos brasileiros e a mudança de comportamento da população do país na hora de pagar as contas – com a preferência pelos cartões de crédito, débito e de loja em substituição às outras formas de pagamento – levou o setor a ampliar o faturamento em 20% no segundo trimestre de 2012.Foram registrados crescimentos de 14% nos cartões de crédito; 19% no de débitos e 12% nos de redes e lojas.

A comparação é com o mesmo período do ano passado. O crescimento ocorre apesar de os juros cobrados no cartão de crédito no Brasil serem os maiores da América Latina, de acordo com levantamento divulgado em julho pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste).

Por ano, o brasileiro que efetua parte do pagamento da fatura paga juros médios de 323,14%, quase seis vezes maior em comparação ao segundo colocado da lista – no caso o Peru, onde a taxa média anual é 55%.

A performance do setor foi anunciada nesta quarta-feira (12/9) pelo presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Claudio Yamaguti. Ele afirmou que há espaços a serem explorados para aumentar ainda mais este ritmo de crescimento. “O crediário é uma aposta e ainda tem um espaço enorme para utilização cada vez maior dos cartões de débito, o que é uma questão de hábito”, pontuou o dirigente.(Tribuna)