O Twitter deu início hoje a sua estratégia de aumentar o engajamento dos usuários da rede social através de aparelhos móveis. A empresa anunciou mudanças, principalmente no perfil , e que passam a ser vistas em todas as versões do Twitter, seja na web ou nos apps para iPad, iPhone e Android. A principal mudança é a incorporação de uma imagem maior, encabeçando o perfil dos usuários, tal qual a foto de capa já usada no Facebook. A nova funcionalidade já está disponível para a maioria dos usuários e, para adicioná-la , é só ir até a opção “Configurações” e depois “Aparência” para escolher a imagem que irá compor o cabeçalho do perfil junto a foto menor, geralmente usada para identificar o usuário.

 

Mas, além disso, continua ser possível trocar a imagem de fundo do perfil. Outra novidade é que as imagens recentes postadas pelo usuário deixaram o menu de opções e ganharam um espaço próprio, com mais destaque e com fotos maiores.

O Twitter também anunciou novidades no que diz respeito aos aplicativos para iPhone, já levando em conta o iPhone 5 e sua nova tela de 4 polegadas, e aparelhos Android. As principais modificações ficam por conta da imagem maior incorporada ao perfil e uma nova maneira de navegar pelas fotos publicadas na rede social.

 

Para visualizá-las, é só arrastar o dedo para esquerda ou direita e, para aumentá-las, o usuário deve então apenas tocar a tela. Quem acessar o Twitter através do Android, pode vê-las em maiores dimensões através do gesto de “esticar” a imagem com os dois dedos (pinch-to-zoom).

Já em relação ao iPad, a rede disse ter redesenhado o app para o tablet do zero, desde o menu de navegação, que permite ao usuário ver os tuítes, seguidores, fotos, vídeos e até incluindo, como nos outros aplicativos e na versão web do Twitter, a nova imagem que agora ilustra o perfil dos usuários.