Em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou a Lei da Ficha Limpa , que está em vigor pela primeira vez nessas eleições. Ela lembrou que o cidadão é o “autor” da legislação que impede políticos condenados pela Justiça se candidatarem.

O projeto que deu origem à Lei da Ficha Limpa é de iniciativa popular. “Nós, juízes, garantiremos sua aplicação. Mas quem vota é você”, disse a ministra. “Assim, você escolhe se quer ser agradecido ou perdoado pelos que vierem depois”, afirmou a ministra.

Cármen Lúcia também pediu que as pessoas “votem limpo” para escolher o prefeito e os vereadores dos municípios brasileiros. A ministra ressaltou que as pessoas são livres para votar e devem exercer esse direito com responsabilidade.

“Você é livre para votar em quem quiser como seu representante”, disse a ministra. “Quem é livre é responsável. E responsabilidade é libertação do que foi e não deu certo, do que deu certo, mas pode ser melhor”, ressaltou. “Vote limpo, porque o Brasil merece”, afirmou a ministra.

Neste domingo, nas eleições para prefeito e vereador, mais de 138 milhões de brasileiros estão aptos a votar. As eleições ocorrem em mais de 5,5 mil municípios em todo País.(IG)