# #  Voto de Louvor parabeniza Dom Mariano Manzana

 Outra proposição da deputada Larissa à Assembleia Legislativa, esta semana, congratula o bispo Dom Mariano Manzana pelos oito anos à frente da Diocese de Santa Luzia de Mossoró. A felicitação é por meio de Voto de Louvor.A proposta, segundo ela, também é reconhece o trabalho do bispo, que implantou inúmeros projetos na Diocese, como Seminário Maior, Faculdade Diocesana de Mossoró, criação de 12 paróquias, ordenação de mais de 15 padres.

Missa na catedral, quarta-feira (17), celebrou os oito anos de sagração. “Agradecemos a Dom Mariano por essa obra grandiosa, e que Deus continue a iluminá-lo no trabalho de promoção da paz e do bem na região”, conclui Larissa.

# # Insuperável …

Em setembro passado, a diretora nacional do Ibope, Márcia Cavallari, afirmou que a desaprovação de 92% da prefeita Micarla de Sousa era recorde em toda história do instituto. Disse: – “Não temos nenhuma pesquisa de avaliação de prefeitos pior do que a que verificamos na pesquisa de Natal”. Pois bem, a mais nova pesquisa Ibope, divulgada na noite desta quinta (18) pela InterTV Cabugi, mostrou que Micarla bateu o próprio recorde. Chegou a 95% de desaprovação. Mas, 4% aprovam a administração. 1% não sabe ou não respondeu.

# # Polêmica da Estrela

A assessoria jurídica do Partido dos Trabalhadores, representada pelo advogado Carlos Gondim, anunciou que entrará com mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra a decisão da Justiça que deu parecer contrário à representação feita pelo partido sobre o uso indevido, na campanha de Hermano Morais (PMDB), da estrela que simboliza o PT. Segundo Gondim, a decisão proferida em nenhum momento abordou a legislação eleitoral sobre a matéria. “Os símbolos partidários são sim direito legal definido expressamente em lei, especificamente a Lei dos Partidos Políticos”, argumentou. “Na decisão, o juiz eleitoral não vislumbra a importância dos símbolos partidários e se refere erroneamente afirmando que o partido teria oportunidade de esclarecer a questão na propaganda eleitoral gratuita, esquecendo que o Partido dos Trabalhadores não dispõe mais de horário eleitoral no segundo turno”, afirma o advogado, afirmando que contra a decisão o PT ajuizará um mandado de segurança.

# # Em Alexandria

 O TSE negou provimento ao Recurso do PR/DEM de Alexandria contra o Registro do prefeito eleito Dr. Nei Rossato (PSB). Dr. Rossato teve suas contas rejeitadas, mas o Tribunal Superior afastou incidência de inelegibilidade. – “Não cabe ao TSE apreciar questões dessa natureza. A contenda versa sobre matéria de competência da Justiça comum. A competência da Justiça Eleitoral restringe-se à apreciação de questões relacionadas ao processo eleitoral” , diz a decisão do Ministro Arnaldo Versiani. – “Assim, em face da existência de decisão proferida pela Justiça Comum – a quem compete a apreciação da matéria – suspendendo os efeitos dos acórdãos proferidos pelo Tribunal de Contas nos processos n° 8365/2002 e n° 17987/2002, o afastamento da inelegibilidade é medida impositiva.”

# # Bom desempenho…

Pesquisa divulgada hoje pelo jornal Valor Econômico mostrou que o Rio Grande do Norte é o Estado brasileiro com o melhor índice de reeleição do país na análise das disputas municipais. Nas últimas quatro disputas municipais, a taxa de reeleição no recordista Estado potiguar foi em média de 71,7% .A reportagem traz uma entrevista com o cientista político Antonio Spnielli. Ele diz que uma característica dos municípios da região é a extrema pobreza e a dependência de recursos do governo. A situação é semelhante à das cidades do Norte e do Centro-Oeste. Mas a incapacidade de realizar obras e benfeitorias seria compensada pelos prefeitos com a prática generalizada do clientelismo, da cooptação de lideranças e do uso e abuso da máquina administrativa.