Avenida Brasil foi mesmo um sucesso. Não apenas de público, mas também de faturamento. A novela que terminou nesta sexta (20) com recorde de audiência, registrou outro feito histórico: maior faturamento já alcançado por uma produção televisiva em toda a América Latina: 2 bilhões de reais.
Nem Nina (Débora Falabella) e muito menos Carminha (Adriana Esteves). A maior estrela deAvenida Brasil foi seu desempenho comercial. De acordo com a revista Forbes, a novela faturou 1 bilhão de reais em anúncios ao longo dos sete meses que ficou no ar. A publicação classificou a trama de João Emanuel Carneiro como a mais bem-sucedida economicamente da história da TV Globo e também da América Latina. A produção de uma novela da Globo custa, em média, 45 milhões de reais. O sucesso refletido em cifras milionárias é atribuído ao fato de Avenida Brasil ter se dedicado a retratar a classe C, segundo a publicação. O preço de cada inserção de 30 segundos nos intervalos da novela chegou a 800 000 reais.
O cálculo foi feito pela renomada revista de economia norte-americana Forbes. As dezenas de anunciantes, que pagam entre R$ 500 mil e R$ 800 mil durante os intervalos de Avenida Brasil, renderam à TV Globo cerca de R$ 1 bilhão nos meses em que esteve no ar.Valor proporcional à enorme audiência da trama. A Forbes calcula que uma média de 46 milhões de pessoas assistiu cada um dos capítulos, o que refletiu um share médio de 65%.
O lucro total da emissora com a novela, com os acordos publicitários, alcança a marca de R$ 2 bilhões ao final. Já o custo para a produção, apesar de alto, em torno de R$ 90 milhões, ainda deixa uma margem de lucro altíssima para a emissora.
Fontes: Veja/Correio
[…] O faturamento de um sucesso televiso outubro 21, 2012 dimassantos No comments […]
Pingback por O faturamento de um sucesso televiso | Blog do Dimas Santos — 21 de outubro de 2012 @ 18:10