Presidente da Faern debate endividamento rural em Brasília

 

Nesta quarta-feira (31), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, participa em Brasília, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de reunião com os presidentes de Federações de Agricultura do Nordeste. Na pauta, o endividamento rural na região e os seus efeitos para os produtores rurais.

Na ocasião, Vieira e os demais presidentes debaterão alternativas para o problema e tentarão pedir a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, uma junção de forças para discutir a temática no Congresso Nacional. “Iremos analisar a questão das dívidas rurais e pedir um apoio da senadora para levarmos esse importante pleito ao conhecimento do Congresso”, ressaltou o presidente da Faern.

O problema é antigo. Há 23 anos o Governo Federal tenta, sem sucesso, solucionar a questão da dívida dos produtores rurais nordestinos. Até o início da década de 1990, o índice usado para correção dos empréstimos era a Taxa Referencial (TR), que girava em torno de 2,89% ao mês. Mais tarde, em 1994, o índice foi trocado pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), por ser mais baixa, cerca de 1,86% ao mês. O problema é que, com o passar dos anos, a situação se inverteu. Enquanto a TR caiu para 0,59% ao mês, a TJLP, embora também tenha decrescido, manteve-se num patamar superior ao da TR, em torno de 1,41% ao mês.

 Boas notícias

De acordo com José Vieira, da Federação da Agricultura do RN, toda essa problemática será debatida na reunião de quarta-feira. “Tenho certeza que traremos boas notícias de Brasília. E com o apoio da CNA, esse pleito terá encaminhamento certo”, finalizou Vieira.