Faern participa de audiência pública sobre a seca potiguar

Na tarde desta quinta-feira (08), a Assembleia Legislativa, por meio do deputado Leonardo Nogueira, promoveu audiência pública para discutir a problemática da seca no interior potiguar e os seus efeitos para as pequenas cidades e a economia rural.

O objetivo do debate, que contou com a participação de diversos secretários estaduais, entre eles o de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, e de Agricultura, José Simplício de Holanda (que substitui o secretário Betinho Rosado), foi mapear a situação da agricultura, da pecuária e do abastecimento de água nos municípios potiguares que sofrem os efeitos da estiagem, bem como o que tem sido feito para minimizar os transtornos causados a essas populações.

Também presente na audiência, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, comentou que sem um trabalho em conjunto e rapidez no enfrentamento do problema, ele somente irá piorar e afetará de vez a nossa economia rural. “Precisamos tirar do caminho a burocracia e trabalhar efetivamente para solucionar os problemas que afetam o nosso homem do campo, os seus animais e a economia dos pequenos municípios. Temos que juntar forças e trabalhar para isso. Acredito que somente assim sairemos dessa nebulosa realidade”, afirmou Vieira.

Ações governamentais

Nas suas explanações, os secretários de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, e de Agricultura, Simplício de Holanda, nomearam as ações governamentais dos últimos meses em favor dos produtores. “Estamos trabalhando em várias frentes, como é o caso da Operação Carro-pipa e o programa de desalinizadores. A governadora está empenhada nas ações emergenciais e também está com o foco nas ações estruturantes para a convivência com o clima inerente ao nosso estado”, disse Jales acrescentando: “São investimentos da ordem de R$ 660 milhões em projetos que já estão em andamento”, explicou o secretário.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura, José Vieira, essas obras e programas são fundamentais para o campo potiguar e o enfrentamento da seca. “Acredito no potencial desses projetos e espero que eles caminhem o mais depressa possível para as zonas mais afetadas pela seca e pelo flagelo da desesperança”, ressaltou o presidente da Faern.

De acordo com o deputado estadual Leonardo Nogueira, a audiência foi positiva e servirá de fio condutor para ações futuras do Governo. “Reunimos os órgãos competentes e representantes dos municípios e atividades econômicas atingidas pela estiagem para fazer um levantamento da situação e do que já está sendo feito para atender aos norte-rio-grandenses que vivem nessas áreas, bem como para receber reivindicações e sugestões com o objetivo de apoiar a gestão estadual no exercício das suas funções de coordenação e monitoramento das ações emergenciais de enfrentamento aos efeitos da seca”, explicou Leonardo.