Chamado de doença silenciosa, o câncer muitas vezes não faz jus a essa definição. O problema é que nem sempre os sinais enviados pelo organismo são compreendidos pelas pessoas. É aí que mora o perigo, pois quanto mais tarde for diagnosticado, mais difícil é o tratamento e menores são as chances de cura.

Os especialistas alertam para a importância de as pessoas ficarem atentas às mudanças no corpo, no comportamento e no humor. Uma tosse seca insistente, por exemplo, pode ser indício da patologia. No entanto, esse sintoma, por ser confundido com a gripe, é ignorado, fazendo com que o paciente retarde a busca pela assistência adequada.

“Ao se falar de câncer, é preciso esclarecer que esta não é uma doença única. Cada tipo de câncer se manifesta e reage de forma diferente no organismo. O câncer de mama, por exemplo, não se apresenta igual ao de pulmão, de colo de útero, de pênis e assim sucessivamente. Os sintomas e a forma de descoberta também são diferentes, bem como o tratamento. É possível também que o mesmo tipo de câncer apresente variáveis diferentes em cada paciente”, explicou o oncologista clínico, José Alberto Nogueira, do Hospital Aristides Maltez (HAM).(Correio)