# # Disputa do TCE/RN esquenta

O deputado Estadual pelo PHS, Fábio Dantas, candidato à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) começa a dar sinais de flexibilidade em seu posicionamento. A ideia dele agora é que ambos os candidatos – o deputado Poti Júnior (PMDB) e ele, Fábio Dantas (PHS) – retirem suas candidaturas em favor da indicação do jurista Paulo de Tarso para a vaga no Tribunal. “Tem se falado muito em consenso. Eu acho que, se for para garantir a pluralidade da Casa no Tribunal, para corrigir injustiças do passado, e para que o processo não pareça uma tentativa de um ou de outro, eu sugiro que eu e Poti retiremos as candidaturas em nome do ex-deputado Paulo de Tarso Fernandes”, disse, ao Blog da Thaisa Galvão, o deputado Fábio Dantas. Fábio justifica seu posicionamento afirmando que a mudança se deu pelo reconhecimento do ex-deputado Paulo de Tarso como um importante legislador da casa. “Todas as leis da Assembleia tem o DNA de Paulo de Tarso. Para mim, ele continua sendo um deputado. É o vigésimo quinto deputado vitalício dessa Casa”, afirmou o deputado Fábio Dantas. O parlamentar que irá ocupar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) será escolhido durante votação na próxima quarta-feira (05), em sessão extraordinária, na Assembleia Legislativa.

# # Tablets nas escolas

O senador José Agripino (RN) destinou R$ 40 milhões de suas emendas individuais da bancada federal do RN para aquisição de tablets para as escolas públicas de todo o estado. Esta semana, a bancada do RN no Congresso Nacional definiu as emendas a serem apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2013. “É preciso modernizar as escolas públicas do estado. Colocá-las no mesmo nível das escolas públicas e particulares de outros estados e de outros países”, frisou Agripino. “O mundo está evoluindo e a tecnologia tomando cada vez mais espaço nas salas de aula. Quem ficar fora desse avanço, perderá e muito em termos de qualidade de ensino. Por isso apresentei essas emendas para aquisição de tablets”, explicou o senador. A distribuição dos novos equipamentos ficará por conta do governo estadual, segundo as necessidades de cada município. Na reunião da bancada desta semana, os parlamentares indicaram 18 emendas; sendo sete de consenso e 11 individuais. Os beneficiados pelas emendas coletivas foram as universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e Rural do Semi-Árido (Ufersa), as prefeituras de Natal e Mossoró, o Terminal Pesqueiro do RN e o governo do estado.

# # Garibaldi nas ondas do rádio…

Durante a campanha municipal de Natal houve uma embate ríspido entre os primeiros Garibaldi Filho, Henrique Alves e Carlos Eduardo. Este último candidato a prefeito pelo PDT contra o nome do PMDB no segundo turno, Hermano Morais.Em entrevista ao Repórter 98, da 98 FM, Garibaldi garantiu que o PMDB ficará na oposição, “mas procurando colaborar com a administração, sobretudo nessa fase inicial”. Ele se refere ao projeto de reestruturação a que Natal terá que se submeter nos primeiros meses de 2013. Depois, cada um segue sua história e o “lugar da oposição realmente será na Câmara Municipal”.

Ainda no Repórter 98, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, foi questionado sobre a atual desaprovação pública do governo Rosalba Ciarlini. “Eu confesso que eu vejo com certa perplexidade, eu não tenho uma resposta. Se eu tivesse, eu teria dito a ela”, disse Garibaldi.

 O ministro reconhece que ela está bem intencionada, inclusive com a criação do conselho político, que não prosperou por falta de condições de apresentar “um diagnóstico preciso. Temos que esperar que haja uma autocrítica daqueles que fazem o governo”.