A Telebras ativou 4,6 mil quilômetros da rede de telecomunicações de fibras ópticas que levarão internet de alta velocidade a preços baixos a cerca de 20 milhões de moradores de nove estados e 51 cidades, por meio de provedores regionais participantes do PNBL

Segundo comunicado publicado no site do Ministério das Comunicações, o primeiro trecho ligará Brasília (DF), Palmas (TO), Imperatriz (MA), Teresina (PI), Sobral e Fortaleza e Região Metropolitana, no Ceará.

De Fortaleza sai o segundo trecho, passando por todo o litoral nordestino: Mossoró e Natal, no Rio Grande do Norte; João Pessoa e Campina Grande, em Alagoas; Recife e Região Metropolitana, em Pernambuco; Aracaju, em Sergipe e Salvador e Região Metropolitana, na Bahia.

Com essa ativação, a rede de banda larga chegará a vinte e um estados brasileiros, estando apta a atender mais de 600 municípios por meio dos provedores. A estimativa é chegar a 1,5 mil municípios até o final de 2013.

“Estamos há um ano trabalhando para viabilizar esse grande trecho, que, como em toda a rede da Telebras, já está preparado para atender o PNBL com velocidade mínima de 2 Mbps ao mesmo valor de hoje para 1 Mbps”, afirmou.

A nova velocidade de 2 Mbps pelo mesmo valor de R$ 35,00, já considerado o ICMS, foi determinada pela presidente Dilma Rousseff para meados de 2013.

A Telebras que afirmou, por meio de sua assessoria, que o início das operações dependem exclusivamente das provedoras regionais. Segundo a companhia, a Telebras já fechou cerca de 100 contratos com empresas espalhadas pelos 600 minicípios, mas, algumas delas ainda não começaram a oferecer o serviço.

Fonte:Olhar Digital