Relatório divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste registraram, no dia anterior, aumento no nível de armazenamento de água, o primeiro desde o início do ano.

De acordo com o relatório, as represas localizadas nas duas regiões, e que respondem por 70% da geração hidrelétrica do país, estavam na quinta-feira (10) com as reservas em 28,67%.

Esta é a primeira alta desde 1º de janeiro, quando os lagos registraram 28,9% da capacidade, depois chegar a 28,8% em 31 de dezembro. De lá para cá, o nível de represamento de água no sistema Sudeste/Centro-Oeste caiu até 28,3%, registrado na quarta-feira (9).

Nos últimos dias, a baixa nos reservatórios aumentou o temor de falta de energia no país. As chuvas nos últimos meses ficaram abaixo do esperado, o que levou os reservatórios a níveis semelhantes aos do período pré-racionamento, decretado pelo governo em junho de 2001.

O ministro de Minas e Energia,Edison Lobão, negou na quarta-feira (9) que esse risco exista. Segundo ele, o Brasil tem “estoque firme” de energia e o abastecimento durante 2013 está garantido.

Entretanto, os reservatórios do sistema Nordeste, segundo parque gerador de hidroeletricidade do país, continuam baixando. Segundo o relatório do ONS, entre os dias 31 de dezembro e 10 de janeiro, o nível de armazenamento de água na região caiu de 32,2% para 29,61%.

De acordo com o governo, a previsão da meteorologia é que as chuvas no Nordeste neste primeiro trimestre de 2013 fiquem abaixo da média para o período. Para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é que chova dentro do normal.