Segundo interlocutores do ex-presidente Lula ouvidos pela Folha de São Paulo, o petista estaria preocupado com o desempenho do governo Dilma para este ano – fundamental para construir a base de sustentação de uma candidatura à reeleição em 2014.

Este teria sido o motivo para que o ex-presidente da República procurasse a companheira petista Dilma Rousseff para uma reunião, marcada para a segunda quinzena deste mês de janeiro.

Na avaliação do ex-presidente, que em 2012 ouviu queixas de empresários, banqueiros, políticos e líderes de movimentos sociais, Dilma estaria precisando “destravar” a administração para segurar a alta popularidade.

Lula teria ouvido e concordado com parte das críticas ao “estilo Dilma”, tido como centralizador e pouco acessível. Isso tem preocupado o líder da sigla, que reitera que o terceiro ano é o mais importante num governo. Ainda mais se o gestor quiser se cacifar para uma reeleição.

Num encontro no Palácio da Alvorada, em novembro, Lula já havia recomendado a Dilma sobre “soltar o governo”. Na mesma semana, a presidente recebeu vários empresários no Planalto.

A preocupação entre os petistas é grande na tentativa de evitar que a base governista se dissipe. Nesta linha, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), aparece como ameaça, atraindo os insatisfeitos com o estilo de Dilma.

AGENDA – Além de melhorar a interlocução – queixa dos petistas – o Planalto deve elevar o número de agendas pelo país, para dar visibilidade às ações do governo.