# # Inscrições abertas…

Estão abertas, a partir de hoje (17), as incrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), exclusivamente no site do programa (prouniportal.mec.gov.br/). Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de segunda-feira (21). O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Para participar, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação. Até o ano passado, a exigência mínima era alcançar 400 pontos. A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa até 1,5 salário mínimo, e as parciais àqueles com renda familiar até três salários mínimos por pessoa.

# # Cresce ocupação em voos

As quatros maiores companhias aéreas do país registraram aumento de 7,14% na demanda por viagens aéreas em 2012, em relação a 2011. A oferta de assentos, por sua vez, teve expansão de 3,12% na mesma base de comparação. A informação foi divulgada hoje pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), integrada por Avianca, Azul, Gol e  TAM. “Como a demanda cresceu mais do que a oferta, houve um aumento da taxa média de ocupação dos aviões”, afirmou o consultor técnico da Abear, Adalberto Febeliano. Segundo a Abear, a taxa média de ocupação dos aviões entre as suas associadas encerrou 2012 em 72,96%, um aumento de 3 pontos percentuais. No total, foram transportados 75 milhões de passageiros no ano. A Abear estima que o aumento da demanda por viagens aéreas em 2013 ficará entre 9% e 9,5%, segundo o presidente da entidade, Eduardo Sanovicz. Essa projeção considera o PIB entre 3% e 3,5%,

# # PV vai crescer ainda mais…

O vereador Francisco Carlos (PV) disse à edição de hoje da Gazeta do Oeste que pretende o seu partido vai retomar o crescimento em nível nacional, liderado pelo senador Paulo Davim. O parlamentar acredita que Davim está no caminho certo, buscando novas lideranças e anunciando a realização de encontros regionais interior afora com o objetivo de agregar novos valores. “Passado o período conturbado da administração de Natal, que trouxe prejuízos para a imagem do partido, agora a legenda vai viver um novo momento. Entendo que o senador Paulo Davim é bem intencionado e está no caminho certo pelo fortalecimento da sigla. O PV do RN vai retomar seu crescimento”, destacou. Nesse cenário, Mossoró será importantíssima pelo fato de ter a maior bancada de vereadores da legenda no Estado. O PV elegeu três vereadores – além de Francisco Carlos, Alex do Frango e Celso Lanches. Na entrevista, o vereador Francisco Carlos também fala sobre seu mandato na Câmara Municipal, a sua eleição para a primeira-secretaria da Casa, além da retomada do projeto “Diálogos do Desenvolvimento”, em que reúne especialistas para discutir ideias em favor da cidade.

# # Liberada

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou despacho de novembro do ano passado que suspendia a prestadora TIM Celular de comercializar a promoção denominada Infinity Day. No despacho publicado nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União (DOU), o superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno de Carvalho Ramos, alerta para o fato de que a Anatel poderá suspender novamente a comercialização da promoção caso as metas previstas para o próximo período avaliativo do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do SMP não sejam suficientes e compatíveis com a vigência da promoção. A Anatel suspendeu a promoção Infinity Day em novembro de 2012 por temer que a oferta provocasse um aumento de tráfego que a operadora não teria condições de suportar. Outro motivo foi o fato de a TIM não ter comunicado previamente à agência o lançamento da oferta. Essa era uma das condições do acordo para a melhoria da qualidade da rede, assinado por todas as operadoras.