# # Mensagem do Papa

Em telegrama enviado na manhã de hoje (28) ao arcebispo de Santa Maria (RS), monsenhor Hélio Adelar Rubert, o papa Bento XVI declarou-se “consternado” com o incêndio que matou 231 pessoas no município gaúcho. Em sua mensagem de pêsames, o pontífice compartilhou “a dor” de todos os atingidos e orou para pedir confortou aos feridos. “Consternado pela trágica morte de centenas de jovens em um incêndio em Santa Maria, o Sumo Pontífice pede que sejam transmitidos aos familiares das vítimas seus pêsames e participação na dor de todos os atingidos”, afirma o texto divulgado pelo gabinete de imprensa do Vaticano. O telegrama termina com a bênção apostólica para todos os que foram afetados pela tragédia.

 # # Operação Carro Pipa

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil – Cedec, órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), realiza o terceiro convite de adesão dos municípios, em situação de emergência, para assinarem o protocolo de intenções com a Sejuc, a partir de amanhã, até o dia 15 de fevereiro, para que o município possa ser beneficiado com a Operação Carro Pipa do Governo do Estado. A Operação Carro Pipa irá atender mais 14 municípios potiguares em situação de emergência, devidamente reconhecidos pelo Governo Estadual, em virtude da estiagem/seca, e que não foram contemplados com a Operação Pipa do Exército.O prefeito deve procurar o Setor de Convênio da Sejuc, no Centro Administrativo, do dia 29 de janeiro a 15 de fevereiro, das 8 às 16h. Para a assinatura do Termo é necessário trazer o documento original e a cópia da carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Os Municípios convidados para assinar o protocolo de intenções são: Macau; Lagoa Nova; Guamaré; Galinhos; Timbaúba dos Batistas; Santana do Seridó;Grossos; São Miguel; Rafael Godeiro; Paraná; Pendências; Encanto; Triunfo Potiguar; Sítio Novo.

# # Situação vexatória

Dois dos secretários do primeiro escalão do governo Rosalba Ciarlini estão na linha de fogo da Justiça. Nesta segunda-feira (28), o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Virgílio Macedo Júnior, decretou a prisão em flagrante dos secretários de Estado Obery Rodrigues e Alber Nóbrega, das pastas do Planejamento e das Finanças e de Administração e Recursos Humanos, respectivamente. O motivo alegado para determinar a prisão dos dois foi o descumprimento de decisões judiciais que determinam a concessão de reajuste salarial a servidores públicos estaduais, conforme a Lei Complementar nº 432/2010, que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Órgãos da Administração Direta do Poder Executivo, e que não vinha sendo respeitada pelo Governo do Estado. Até o momento, os dois titulares não foram encontrados e deverão ser recolhidos ao Quartel do Comando da Polícia Militar, após a realização de exames de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN.

# # Exagero petista

Fernando Lucena, ainda em sua entrevista à Rádio Cidade, defendeu a instalação de um processo de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). “É isso que eu digo, nós precisamos de uma reforma política nesse país. Tirar. Chegou a 51% de reprovação, ter um sistema em que a Assembleia seja obrigada a abrir um impeachment”, pugna. Lucena disse que “todo mundo bate na Câmara”, mas o parlamento municipal instalou dois processos de impeachment da ex-prefeita Micarla de Sousa (PV). “Nós fizemos dois pedidos de impeachment, mas não conseguimos. Quem não votou que bote a carapuça. Quem não votou que o povo cobre. A senhora Rosalba está provando que parou a segurança pública, a saúde, a Central do Cidadão que funcionava. É um retrocesso histórico. Não é possível que o RN esteja na contramão do país inteiro”.