O porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi informou ainda que no mês de março, provavelmente, será anunciado um novo papa.

“Para a Páscoa devemos ter um novo papa, essa é a previsão que podemos fazer”, disse o porta-voz, explicando sobre a fase de “Sé vacante”, que será iniciada às 20h do dia 28 de fevereiro, período que a Igreja terá para anunciar o sucessor de Bento 16. Lombardi afirmou que o papa não irá participar do conclave.

Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave que se reunirá para eleger o sucessor do papa Bento XVI. Segundo a última lista do Vaticano, atualizada há duas semanas, há um total de 119 cardeais aptos a votar no conclave.

Os cardeais brasileiros que poderão votar são dom Cláudio Hummes, de 78 anos, ex-arcebispo de São Paulo e atual prefeito emérito da Congregação para o Clero, dom Geraldo Majella Agnelo, de 79, arcebispo emérito de Salvador, dom Odilo Scherer, de 63, arcebispo de São Paulo, dom Raymundo Damasceno Assis, de 76, arcebispo de Aparecida, e dom João Braz de Aviz, de 64, ex-arcebispo de Brasília.

 Brasileiro é um dos concorrentes

O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer é considerado um dos nomes mais fortes a tornar-se o primeiro papa brasileiro e latino-americano. Após a renúncia de Bento XVI, o novo papa deverá ser anunciado pelo conclave em março. A saída inédita de Bento XVI (nunca um Papa abdicou por razões de incapacidade física) abre espaço para outros ineditismos no Vaticano. Um deles é a possibilidade de eleição de um papa latino-americano, o que inclui os 5 cardeais brasilieros aptos a votar no conclave.

Segundo o Vaticano, há um total de 119 cardeais que poderão votar no conclave. O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite para votar, que é de 80 anos. Dom Odilo está na idade ideal para o posto, segundo os padrões do Vaticano (63 anos), tem o domínio de diversos idiomas e afinidade com as linhas gerais consagradas por Bento XVI. Dom Odilo Pedro Scherer nasceu em 21 de setembro de 1949, em Cerro Largo (RS). Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 7 de dezembro de 1976, em Quatro Pontes.