O crescimento da economia do Brasil nos últimos anos não foi suficiente para a produtividade do país melhorar e igualar o desempenho conseguido por outros emergentes. De acordo com um estudo do Conference Board, a economia brasileira cresce em um ritmo mais forte do que a produção média por trabalhador.

A produtividade média do brasileiro subiu 0,4% por ano no período entre 1996 e 2005, bem abaixo do que conseguiram os outros países que formam o Bric (Rússia, China e Índia). No grupo dos emergentes avaliados pelo estudo, todos apresentaram desempenho melhor: Rússia, com expansão média da produtividade de 3,8% por ano, Índia (+4,3%) e China (+7,1%), além de México (+1,4%), Indonésia (+1,1%) e Turquia (+4,6%).

Segundo o Conference Board, a produtividade dos brasileiros melhorou entre 2006 e 2011, quando, na média, o indicador subiu anualmente 2%. Mesmo com essa reação, o ritmo continuou aquém do observado em outras grandes economias emergentes: Rússia (+3,4%), Índia (+5,9%), China (+10,4%) e Indonésia (+3,1%). O desempenho brasileiro, porém, foi melhor nesse período que o da Turquia, que cresceu média de 1% por ano, e o do México, com expansão anual de 0,5%.

No fim desse segundo período, a produtividade brasileira começou a desacelerar. Em 2011, o índice brasileiro cresceu 0,7%, abaixo da média de 5,9% dos emergentes e também inferior a todos os outros países da comparação. Em 2012, o índice teve queda de 0,3%.

                                                                                                        (Veja/Estadão Conteúdo)