Após a renúncia, Joseph Ratzinger receberá o título de “papa emérito” ou “pontífice romano emérito”, informou nesta terça-feira (26) o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. Além disso, também poderá ser tratado como “Sua Santidade”. Lombardi já havia dito dias antes que Ratzinger continuará sendo chamado de Bento XVI. Quando o chefe da Igreja Católica renuncia a sua função ou morre, seu sucessor é eleito pelos cardeais reunidos em conclave na Capela Sistina, onde ficam isolados do mundo exterior.

Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave que se reunirá para eleger o sucessor do papa Bento XVI. Segundo a última lista do Vaticano, há um total de 116 cardeais aptos a votar no conclave (com menos de 80 anos). O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite. O anúncio acontece na antevéspera de o papa deixar o cargo de líder máximo da Igreja Católica no mundo, o que deve acontecer nesta quinta-feira (28) às 19h no horário local (15h em Brasília).

Papa Bento XVI é o primeiro papa a renunciar em quase 600 anos. Ele deixará o Vaticano para se instalar provisoriamente em sua residência de verão de Castel Gandolfo, a cerca de 30 quilômetros de Roma. Depois, ele retornará ao Vaticano para morar em um convento de clausura dentro da Santa Sé. Lombardi afirmou ainda que Bento XVI passará a vestir uma bata branca simples, mas seguirá usando os sapatos que ganhou de presente durante uma viagem ao México.(UOL/Notícias)