Papa Bento XVI

Papa Bento XVI

 

Papa Bento XVI acena para fiéis reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano

 

Movimentada por dezenas de milhares de turistas e fiéis do mundo inteiro, a Praça de São Pedro, no Vaticano, foi palco nesta quarta-feira (27) do adeus de Joseph Ratzinger como papa Bento XVI. Fiéis se emocionavam em meio a turistas de várias nacionalidades, que tiravam fotos, em seus tablets, da última audiência geral do pontífice. Muitos fiéis apresentavam um semblante sério e, por vezes, preocupado com o que será da Igreja Católica após a renúncia de seu mais alto representante.

“Hoje é um dia comovente e ao mesmo tempo triste para os católicos, porque agora ele não será mais nosso papa”, disse a guia turística Titti Lepore, que asssistia à audiência visivelmente emocionada, de óculos escuros e ancorada nas grades que separavam as multidões. Para Titti, porém, a renúncia é positiva. “Foi incrível, excepcional, de uma força única”, afirma.

“Aqui em Roma foi um choque quando soube, porque ninguém esperava essa notícia, mas depois dos primeiros dias de choque, entendemos a serenidade do papa, o vimos no Angelus e sentimos que foi uma decisão muito planejada. Já falaram muitas coisas, mas não sabemos muito bem as consequências da renúncia na Igreja e entre os fiéis”, conta a italiana Francesca Tomassetti. (Veja)