Com a despedida de Bento XVI, que deixou o Vaticano nesta quinta-feira, as atenções se voltam para o conclave que elegerá o próximo papa. Será um período de especulações sobre quais cardeais têm mais chance de serem escolhidos. Mas o cenário de 2013 é bem diferente do de 2005, quando Joseph Ratzinger foi eleito. Na avaliação de dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador, desta vez não há um nome que sobressaia.

“Na eleição de Bento XVI, estava claro que um dos cardeais teve um tempo maior de exercício, trabalhou mais em uma congregação mais importante. Bento XVI sobressaía. Ele conhecia melhor do que ninguém as alegrias e as dificuldades da Igreja, e isso instintivamente os cardeais eleitores perceberam. Agora não temos ninguém que sobressaia. Estão todos mais ou menos nivelados”, afirmou, em entrevista coletiva.

Brasileiro entre os candidatos

Cardeais americanos e parte dos prelados da Europa e de países em desenvolvimento começam a promover manobras para dar força a uma candidatura do cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, na sucessão de Bento XVI.

O Estadão apurou que, embora não se apresente como um concorrente ao cargo, o brasileiro é citado em conversas que vêm ocorrendo em restaurantes discretos em Roma, casas e encontros informais entre cardeais. Um dos grupos que apoiariam d. Odilo seria o dos Estados Unidos, que há anos vem destacando a necessidade de o pontificado sair da Europa para que a Igreja tenha sua força renovada.

O problema, no caso das eleições que devem começar na semana que vem, é que escândalos de abusos sexuais praticamente frearam qualquer chance de que um dos cardeais dos EUA ganhe um amplo número de votos. A escolha de vários deles, portanto, seria d. Odilo Scherer.

Em Roma, esse grupo já começou a buscar apoio de outros cardeais para que, na primeira votação no conclave, Scherer apareça com um número significativo de votos. “Isso será fundamental na primeira rodada. Depois, só Deus saberá o que vai ocorrer”, disse uma fonte próxima aos cardeais americanos. (Estadão)