Auditório Mestre Galinho fica lotado para palestra sobre as chuvas na região Seridó

 

Aconteceu na noite desta sexta-feira (1º) em Jardim do Seridó uma importante palestra sobre as “Condições de Chuvas para 2013 no Seridó Potiguar” – Ano V, com a presença do meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot. O Auditório Mestre Galinho ficou completamente lotado com o comparecimento de várias comitivas de cidades da região Seridó, composta por lideranças políticas, agropecuaristas, agricultores e à população jardinense, entre outros.

 Estiveram presentes o coordenador, vereador José da Noite (PR); presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Anchieta de Moura Júnior (PSD); representante do Executivo, secretário de Gabinete, João Eudes; secretário municipal de Agricultura, Janildo Dantas;  presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ionilson Santiago; Prefeito de Cruzeta, Nena Dantas (PMDB); gerente regional da EMPARN, Zé Augusto; representante da Associação dos Municípios do Seridó, Joaquim Gaspar; representante da ADESE, Maria de Lourdes; vereador, José Justino Neto (PDT) que na oportunidade representou os parlamentares do Seridó e o palestrante, meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot.

 José da Noite abriu os trabalhos saudando os presentes e diante do público ele falou que este evento deixou de ser local e tornou-se regional. “Observo que a região Seridó inteira se faz presente aqui nesta noite, através de seus representantes”, disse. O mesmo ainda aproveitou para destacar que previsão meteorológica não é nenhuma novidade. “A meteorologia vem desde a antiga Grécia. Aristóteles é considerado o pai da meteorologia”, informou o coordenador.

 O secretário João Eudes disse que Deus deu ao homem o dom da ciência e que este encontro servia de enriquecimento. O presidente da Câmara, Anchieta Júnior declarou que precisamos de dados mais precisos para trilhar por caminhos corretos. Janildo Dantas falou que espera o cenário mudar nos próximos dias, caso contrário, teremos que correr atrás para amenizar os prejuízos com a seca e o prefeito Nena Dantas ressaltou que não era momento de fraquejar e que cada um voltasse para seu município e repasse o que foi visto na palestra.

 Já o meteorologista da EMPERN, Gilmar Bristot antes de iniciar a palestra falou aos presentes que no ano passado quando esteve naquele local, à previsão de chuvas para o Seridó era normal ou abaixo do normal, o que não aconteceu. “Em 2012 tivemos foi uma seca “braba”, parecida com a seca de 1919. E a meteorologia é isso. Às vezes nós acertamos, às vezes nós erramos, porque só quem sabe tudo é Deus e não nós seres humanos”, destacou.