# # Potiguar no Vaticano

Os primeiros e os últimos momentos de Bento XVI como papa foram acompanhados de muito perto por um brasileiro criado no sertão do Rio Grande Norte. Flávio José de Medeiros Filho, de sotaque nordestino ainda bastante carregado, deixou o Brasil 13 anos atrás para ser seminarista em Roma. Há oito, vive dentro do Vaticano e ocupa um dos cargos de maior prestígio na Basílica de São Pedro, o coração da Igreja Católica. Discreto, embora muito falante, padre Flávio é um dos dois cerimoniários do megatemplo. Ou seja, é ele quem cuida de todos os detalhes das celebrações ali realizadas. Aos 35 anos, o diocesano tem acesso livre a espaços fortemente vigiados. Basta um aceno para circular livremente pelos pátios cercados pela Guarda Suíça e por altos muros. O serviço aos cardeais no altar valeu a ele o respeito da cúpula da Igreja. No fim da tarde de ontem, exatamente 24 horas após Bento XVI deixar o Palácio Apostólico, padre Flávio falou ao Correio em um lugar escolhido por ele: uma passarela sobre um viaduto, com vista para o alto da basílica. “Eu moro ali”, contou, entusiasmado, apontando para uma janela no topo de um prédio ao lado da Casa Santa Marta, onde os cardeais ficam hospedados durante o conclave.

# # Muita dor

Gonzaga Chimbinho cumpriu de forma exemplar sua vida como empresário e educador. Teve posição muito importante na construção do novo conceito da cultura mossoroense. Imprimiu a marca da sua inteligência como Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e nos eventos culturais da cidade, como presidente da Fundação Municipal de Cultura. De boa convivência, sempre foi extremamente comprometido com seu trabalho. Exemplo de lealdade, perseverança e superação, mesmo nos momentos mais críticos da doença nunca perdeu a fé e o interesse pelos assuntos do nosso Estado. É uma morte que deixa o RN triste. Sinto a dor da perda de um amigo muito querido. Aos familiares, as minhas condolências. Palavras da governadora Rosalba Ciarlini.

# # Titina Medeiros é Top

Natural de Acari, a seridoense Titina Medeiros foi a grande vencedora do titulo de Atriz Revelação, considerado o Oscar da Rede Globo, e entregue neste domingo (03) no Domingão do Faustão. Titina concorreu com Cacau Protásio e Débora Nascimento. Titina Medeiros ganhou destaque na TV ao interpretar a irreverente Socorro, na novela Cheias de Charme. Rapidamente, a personagem da atriz potiguar caiu no gosto popular, sendo considerada pelos autores da trama global, Filipe Miguez e Izabel Oliveira,como a “quinta protagonista” da história. A atriz já está reservada para uma próxima produção da TV Globo, a adaptação da novela “Saramandaia”, com estréia prevista para junho desse ano.

# # No hospital…

O ex-governador Iberê Ferreira de Souza, que desde 2010 faz tratamento em São Paulo contra um câncer, já chegou ao Rio Grande do Norte. Há uma semana foi submetido a uma cirurgia no cérebro no Hospital Sirio Libanês, em São Paulo, para amenizar consequências da radioterapia que fez no ano passado. Alegando dores abdominais, Iberê Ferreira deu entrada no Hospital do Coração, que fica no bairro de Lagoa Nova, em Natal. O problema resultou na internação momentânea do ex-governador.