• A governadora Rosalba Ciarlini enviou esta manhã, à Assembleia Legislativa, Projeto de Lei Complementar reajustando o subsídio mensal dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Norte. O aumento será concedido em três parcelas de 5% a partir de 1º de janeiro de 2013, com efeito retroativo, e iguais parcelas em 1º de janeiro de 2014 e 1º de janeiro de 2015. O reajuste será aplicado para procuradores ativos e aposentados. De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, para o aumento do subsídio, foi levado em consideração a importância da Procuradoria Geral do Estado para a defesa dos interesses públicos e competência do Estado, bem como o costume constitucional estadual de assegurar a equivalência remuneratória entre os procuradores do estado, magistrados estaduais e membros do Ministério Público.
  • A uma semana do início do campeonato, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) publicou na manhã desta sexta-feira o calendário oficial da temporada deste ano da F1. Como previsto, os esforços de Bernie Ecclestone para encontrar um substituto para o GP de Nova Jersey – cancelado por problemas contratuais em outubro do ano passado – não se concretizaram e a agenda de 2013 terá19 etapas. Para a vaga da prova na costa leste dos Estados Unidos, cogitou-se países como Portugal, França, Turquia e Áustria, mas nenhum acordo foi concretizado. A temporada 2013 da F1 começa na semana que vem, em Melbourne, na Austrália.
  • Após a atração de grandes investimentos para o setor eólico, o Rio Grande do Norte inicia outro bom momento econômico com a energia solar. Durante toda esta semana o estado recebeu a visita do grupo italiano Astra Energia, que atuará no segmento de energia solar e se instalará no município de São José de Mipibu. A vinda do grupo para o RN é resultado da missão governamental realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, em fevereiro, onde o secretário Rogério Marinho e o adjunto, Silvio Torquato, se reuniram com diversos grupos empresariais em Portugal, Itália e Espanha. O grupo Astra Energia – que atua também nos Estados Unidos e China com cinco empresas – construirá uma fábrica de painéis fotovoltaicos em São José de Mipibu, mas para iniciar os negócios no estado instalará um show room em Natal, importando os painéis com os benefícios do programa Import-RN. A análise do secretário da Sedec, Rogério Marinho, é que o setor de energia solar tem todo potencial para alcançar os bons números de investimento que o setor eólico possui hoje no Rio Grande do Norte.
  • O Senado aprovou nesta quinta-feira a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa em uma sessão com fortes críticas de parlamentares do PSDB. O órgão terá status de ministério e será a trigésima nona pasta do governo Dilma Rousseff. A proposta, que segue para sanção presidencial, prevê que a pasta assumirá funções do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior relacionadas às microempresas e ao artesanato e contará com a criação de 66 cargos. A nova secretaria foi uma promessa de campanha da presidente Dilma e deverá servir para acomodar o PSD, formalizando a adesão do partido do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (foto abaixo) à base aliada. Vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos é cotado para assumir a função.
  • A governadora Rosalba Ciarlini se reúne amanhã (9), às 10h, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo para discutir ações na área da segurança pública. Alguns projetos serão apresentados ao ministro, como o da construção de novos presídios no Rio Grande do Norte e a aquisição de modernos equipamentos para as polícias Civil e Militar. A reunião será na Governadoria.