Faern entrega documento ao Governo e pede rapidez contra a seca

No final da tarde desta segunda-feira (18), no auditório da Governadoria, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, entregou nas mãos da governadora Rosalba Ciarlini o documento final com todos os dados colhidos durante a expedição Retratos da Seca, promovido pela Entidade no final de fevereiro.

Na oportunidade, José Vieira estava acompanhado do técnico da Faern, Henderson Abreu, que explanou para uma platéia composta por deputados estaduais, prefeitos, vereadores e produtores rurais de diversas cidades do interior, a concepção do documento da Federação e as propostas para a salvação do que resta do rebanho potiguar, dizimado pela seca que assola a economia rural desde o ano passado. “Apresentamos o nosso documentário com as imagens e a triste realidade do produtor rural de várias regiões do estado e depois mostramos ao Governo as nossas idéias para tentar salvar a nossa agropecuária”, explicou o presidente da Faern, José Vieira.

No texto entregue a governadora Rosalba e a imprensa, o presidente da Federação da Agricultura pede que o Estado seja o avalista de um fundo para aquisição de alimento para o rebanho do Rio Grande do Norte em um prazo de 90 dias. Com essa medida, o dinheiro seria usado diretamente pelo produtor rural para a aquisição de volumoso. “Com essa medida posta em prática, beneficiaríamos todos os criadores de bovinos, bubalinos, equinos, asininos, muares, ovinos e caprinos que tenham declaração de vacinação do Idiarn contra febre aftosa”, afirmou Vieira.

Linhas de crédito

O presidente da Federação da Agricultura do RN também comentou sobre linhas de crédito para os produtores. “A agricultura familiar conseguiu um novo prazo para organizar os créditos, peço essa mesma elasticidade para os pequenos e médios produtores. Com essas linhas, os nossos produtores poderão retomar suas atividades, saldar dívidas, pois estão sem dinheiro, e alimentar o seu rebanho”, finalizou José Vieira.