O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta quinta-feira que, em momentos de crise, o melhor estímulo é investimento na economia e investimento em infraestrutura. Para isso, de acordo com ele, o governo pretende fazer uma redução de tributos em 2013 de R$ 50 bilhões e, em 2014, de R$ 55 bilhões. “A trajetória vai continuar pelos próximos anos, de modo a tornar a economia brasileira mais competitiva”, afirmou.

Durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para tratar da unificação do ICMS interestadual, Mantega disse que o investimento do setor público vem aumentando, seja na esfera federal, estadual, municipal e também nas estatais. “Há nítido crescimento e a ideia é que esse item continue crescendo”, disse. “De qualquer forma, o grosso dos investimentos será da área privada”, continuou.

Para que os investimentos possam ser feitos é preciso melhorar a competitividade da economia brasileira, na opinião do ministro. “Havia custos financeiros, tributários, de energia, elevados e buscamos reduzir nos últimos anos”, disse. Ele citou também a redução dos juros e dos spreads. “O câmbio estava muito valorizado, e hoje não está tão valorizado”, disse, salientando que esse movimento ajuda nas exportações de produtos manufaturados.(Estadão)