# # Correção

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou na manhã desta terça-feira (26), o Projeto de Lei de autoria do vereador Genivan Vale (PR), que corrige a data de emancipação política do município de Mossoró. Segundo os historiadores, inclusive Luís da Câmara Cascudo, Mossoró desligou-se oficialmente do município de Assú, com o título de Vila de Mossoró no dia 15 de Março de 1852. No entanto, até então, era atribuída a data de 9 de Novembro como data da emancipação política, por ter sido nesta data que Mossoró foi elevada à condição de cidade. O Projeto de Lei segue agora para o Executivo, para ser sancionado pela Prefeita Cláudia Regina.

# # Posse

A prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, empossa nesta quarta-feira, 27, os membros do Comitê Municipal da Defesa Civil. A solenidade de posse acontece às 10h, no Palácio da Resistência. Integram o comitê, representantes do município e de entidades da sociedade civil.

# # Gira Dança realiza primeira atividade do Café com Gira

 A Companhia Gira Dança realiza a partir deste mês de março uma programação de oficinas, espetáculos e atividades no Espaço Cultural Gira Dança. O primeiro evento denominado Café com Gira acontece nesta quinta-feira (28), das14h às 21h, e terá as participações de Fernando Dourado (Curador e Programador de Dança da Secretaria de Cultura de São Paulo) e de Henrique Fontes (Diretor Artístico da Casa da Ribeira e Diretor do Coletivo Atores à Deriva). A entrada é gratuita.A Companhia Gira Dança pretende multiplicar a experiência de sucesso que acarretou na inserção dos integrantes da atual formação no mercado de trabalho e no mercado artístico, na expectativa de ampliar esses resultados para um grupo maior de jovens. E, além de promover ações que capacitem o jovem na dança contemporânea, lança nessa etapa do Ponto de Cultura Giratório, o Café com Gira, que promoverá um diálogo com fazedores, pensadores e/ou artistas, o evento acontecerá de março a julho deste ano, acontecendo uma vez por mês.

O Ponto de Cultura Giratório é uma realização do Ministério da Cultura, Fundação José Augusto e Secretaria Extraordinária da Cultura do RN, através dos programas Mais Cultura e cultura Viva. Também conta com os parceiros OrtoRio, LocarX, Michelle tour, Natal Card, Off Set Gráfica, Arte Digital, Point Natural e Fora Do Eixo Natal.

# # Mantido

O vice-presidente do PSC, Everaldo Pereira afirmou na tarde desta terça-feira (26) que o partido mantém a indicação do deputado Pastor Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. A afirmação foi feita após a reunião de deputados do PSC com a executiva nacional do partido sobre a manutenção do parlamentar à frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. “Nós do PSC entendemos que ele não é racista e nem homofóbico. Podem até ter havido declarações inconvenientes, mas o deputado Feliciano já se desculpou pelas afirmações e qualquer um pode deslizar nas palavras”, declarou Pereira.

# # Contas Aprovadas pelo TCE

No último dia 21 de Fevereiro, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado – TCE, aprovaram as contas do ex-prefeito de Pau dos Ferros e atual Secretário de Meio Ambiente de Recursos Hídricos do RN, Leonardo Rego.A aprovação aconteceu de forma unânime entre os membros daquela corte. Após esta concordância, a decisão é encaminhada a Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros, onde será votada pelos edis.

Com esta aprovação, resta apenas a prestação de contas do ano de 2012, que ainda vai ser apreciada pelos conselheiros do TCE.As demais contas, de 2005 a 2010, além de aprovadas pelo Tribunal de Contas, já foram referendas pela Câmara dos Vereadores de Pau dos Ferros. “Um fato muito raro no atual cenário político, até mesmo, em um contexto nacional”, comentou Leonardo.

O ex-prefeito, Leonardo, destaca o seu empenho em realizar uma administração transparente e, acima de tudo, “pautada na seriedade e zelo com o dinheiro público”, ratificou.Mais esta aprovação soma-se a uma linha adotada por Leonardo, onde o respeito ao dinheiro público e o completo retorno em investimentos diretos à população, o confirmaram como um dos grandes gestores do Rio Grande do Norte.