Em discurso na abertura da reunião com os governadores do Nordeste, no Centro de Eventos do Ceará, a presidente Dilma Rousseff (PT) admitiu que o governo foi pego de surpresa pela estiagem. “Ninguém previu a maior seca dos últimos 50 anos”. Segundo a presidente, o governo federal irá investir R$ 9 bilhões no combate à seca.

Dilma salientou que, até agora, não houve saques nem a população está passando fome. E considerou que as ações estruturais desenvolvidas desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva explicam por que a “cara da miséria na região” não foi aprofundada pela estiagem.

Ela, contudo, admitiu que “cenas dolorosas continuam, sem sombra de dúvida”. E salientou que o desafio neste momento é, em conjunto com as ações de emergência, enfrentar os efeitos da seca na esfera produtiva. Dilma disse ainda que, desta vez, não houve uso de carros-pipa de forma política, segundo ela.

Prefeitos e representantes da Confederação Nacional dos Municípios e das Associações Estaduais dos Municípios deixaram o encontro dos governadores com a presidente Dilma Rousseff (PT), em Fortaleza, desapontados com a falta de atenção do Governo Federal aos municípios.Na saída, ao final da reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, os prefeitos presentes disseram que as medidas anunciadas num pacote de nove bilhões de reais não atendem as necessidades dos municípios. (Agências)