Sessão chororô

Governadores do Nordeste voltam a se encontrar, hoje, em Fortaleza, com a presidente Dilma. Na pauta, o prolongamento da seca na região, a MP dos Portos, que atinge principalmente Suape, a paralisação de obras federais na região, como a Transposição do São Francisco e a Ferrovia Transnordestina.

A reunião dos governadores nordestinos com a presidente Dilma Rousseff (PT), prevista para começar logo mais, às 10 horas, é mais uma etapa da sua antecipação de campanha à reeleição. Aqui, em Fortaleza, Dilma deve anunciar medidas de combate à seca e entregar máquinas agrícolas aos municípios cearenses, maquinário este que já se encontra devidamente estacionado no Centro de Eventos do Ceará.

O local do encontro, na verdade, trata-se de um suntuoso centro de convenções erguido durante o governo Cid Gomes (PSB) e inaugurado há cerca de um ano e que, hoje, deve se transformar em palanque eleitoral para Dilma, que adotou a estratégia de focar sua agenda de compromissos na região Nordeste como forma de inibir um provável crescimento da candidatura de Eduardo Campos (PSB) ao Palácio do Planalto.

Cid Gomes, o anfitrião, é correligionário do governador pernambucano, mas já deixou claro que não apoia o projeto de Eduardo, que é presidente nacional do PSB, e já se posicionou a favor da reeleição da presidente Dilma Rousseff.A presença de Dilma em Fortaleza também tem outro significado. Ela está em campanha e quer cativar ainda mais o seu eleitorado diante das movimentações de Eduardo, que ensaia uma possível candidatura em 2014.

# Pedidos do governo da Rosa a Dilma

Dentre as necessidades que serão apresentadas pela governadora Rosalba Ciarlini estão a desburocratização e o crédito rural estendido. “Pediremos a agilização de liberação de recursos para poços, adutoras, cisternas, a ampliação da Bolsa Estiagem e do Seguro Safra até, pelo menos, o final do ano, uma vez que a previsão é de que a estiagem continue. Além disso, queremos que os municípios passem a receber recursos diretamente da Defesa Civil Nacional e, também que haja a desburocratização porque da forma que está acontecendo demora muito para que os recursos sejam utilizados e a população atendida. O PAC Estiagem, por exemplo, foi assinado há vários meses e ainda não chegou um centavo, por conta justamente destes entraves burocráticos”, explica a governadora Rosalba Ciarlini. Os pleitos, segundo a chefe do Executivo Estadual, vêm sendo definidos durante as reuniões semanais realizadas todas as segundas-feiras, pelo Comitê de Combate à Seca. “Nós discutimos os assuntos relacionados à seca semanalmente e vamos levar exatamente o que é sentimento de todos e do Governo do Estado. Precisamos levar o socorro à nossa população e não podemos esperar”, concluiu a governadora Rosalba Ciarlini.

Fonte: Agências