PPS e PMN decidem antecipar fusão para esta quarta

 

A movimentação da base governista para tentar atrapalhar a criação de novos partidos antecipou para a próxima quarta-feira (17) a decisão do PPS e PMN de fazer a fusão. Inicialmente, a possibilidade de união entre os dois partidos estava sendo discutida para ocorrer apenas no meio do ano.A decisão de se antecipar ocorreu neste sábado (13) em Brasília, após integrantes do diretório nacional do PPS aprovarem a fusão e acertarem os detalhes para a realização de um Congresso Nacional do partido na próxima semana. Na ocasião, deverá ser feita a oficialização da união.Ambas as legendas farão, na capital federal, congressos extraordinários para marcarem o novo partido, que se chamará MD, Mobilização Democrática.

De sua parte, a secretária-geral do PMN, Telma Ribeiro, passou o dia em um hotel de Brasília disparando telefonemas e e-mails avisando os seus correligionários sobre o encontro da próxima quarta-feira. Até a semana passada, Telma Ribeiro trabalhava com a possibilidade de fazer as consultas finais no dia 5 de maio.

A ação conjunta dos dois partidos tem como objetivo se adiantar a uma possível aprovação do projeto, que tramita no plenário da Câmara, e determina que uma nova legenda só poderá contar com tempo de TV e o fundo partidário após passar por uma eleição para a Câmara dos Deputados.

Quadro Potiguar

No Rio Grande do Norte, fica a dúvida de quem assumirá a presidência do partido criado com a fusão. O PPS é liderado por Wober Júnior, enquanto o diretório regional do PMN tem a frente Antônio Jácome e Ricardo Motta.Os passos legais para a união das duas siglas serão tomados na quarta-feira, em congressos extraordinários dos partidos que serão realizados em Brasília.

O PPS informa que o processo de fusão, que já vinha sendo costurado há meses, foi antecipado “em virtude de um golpe engendrado pelo governo do PT para impedir a criação de novos partidos”. O congresso extraordinário do PPS acontece a partir das 10 h da próxima quarta-feira.

No RN será uma janela para muitos mudarem de sigla… aguardemos!