Apontado por Hugo Chávez como seu sucessor quando o antigo mandatário antevia não sobreviver à sua batalha contra o câncer, Nicolás Maduro foi eleito neste domingo o novo presidente da Venezuela. Ocupando interinamente a Presidência desde a morte de Chávez, Maduro venceu por estreita margem de votos o opositor Henrique Capriles na eleição convocada para escolher o sucessor do coronel. Com mais de 99% das urnas apuradas, o Conselho Nacional Eleitoral apontou que o candidato chavista teve 50,66% dos votos, contra 49,07% de Capriles.

Os venezuelanos votaram neste domingo em clima de calma e normalidade para escolher seu novo presidente, numa eleição marcada por um embate entre o candidato oficialista e o líder da oposição sobre os números da participação popular. Para os chavistas, a quantidade de eleitores que foram às urnas quebrou recordes, o que os oposicionistas negam.

Tanto Nicolás Maduro quanto Henrique Capriles se empenharam neste domingo em convocar os venezuelanos para votar. O vencedor neste domingo concluirá o mandato iniciado por Hugo Chávez em 10 de janeiro.

Pouco depois de votar, Maduro disse que oito horas e meia após a abertura das zonas eleitoras, 11,5 milhões de cidadãos já tinham exercido seu direito ao sufrágio e que a participação popular seria um “recorde”. Ao todo, 18,9 milhões de venezuelanos foram convocados a participar destas eleições.

“Hoje estamos aqui e as notícias são muito boas. Os senhores sabem que estão quebrando recordes de participação em todo o país”, afirmou Maduro em um colégio de Caracas.(Veja)