# # Em Nota

A respeito da informação, alardeada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERPUM), de que está faltando merenda nas escolas da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Mossoró tem a informar que a denúncia é IMPROCEDENTE. É lamentável que uma denúncia de tamanha gravidade seja lançada dessa forma para a opinião pública, sem apresentar um único exemplo ou caso concreto que lhe dê o mínimo de embasamento. O repasse de recursos para que as unidades de ensino renovem os estoques de mantimentos para a merenda segue o tramite normal. Por fim, reafirmamos que não existe falta de merenda nas escolas e demais unidades da Rede Municipal de Ensino. Assim fomos informado pelo secretário Julierme Torres. Fica dito.

 

# # Mais Professores

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (19), a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a convocação de 1.200 professores para a rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. A princípio, 600 profissionais terão os nomes publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) até o próximo dia 27 de abril deste ano. Os demais serão convocados em até 60 dias, o que garante mais agilidade ao processo de admissão e direciona os professores para suprir a necessidade das escolas em todas as regiões do estado.

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, a convocação dos professores “atende uma demanda urgente porque todos os 1.200 educadores estão substituindo os profissionais que se aposentaram ou que não se apresentaram na última convocação feita”, falou a governadora lembrando o aumento de 76,7% concedido ao setor que já tem 3.500 professores convocados por concurso público desde 2011.

A secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, lembrou o esforço do Governo do RN para realizar o primeiro concurso desde 2005. “Tivemos a responsabilidade e um grande peso para reordenar tudo isso. Então, estamos fazendo a convocação e diagnosticando onde está a maior demanda de professores para direcionamento imediato”, disse.

# # Uma calamidade

O ministro-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, veio ao Rio Grande do Norte ver de perto tudo aquilo que todo mundo e seu Raimundo já sabiam: o sistema prisional do Estado está falido. A sua visita hoje ao Estado serviu para constatar o que o relatório do Conselho Nacional de Justiça já havia apontado, ou seja: o Rio Grande do Norte precisa urgentemente de novas cadeias públicas. Joaquim Barbosa não veio só falar mal, o que já é um alento: vai fazer gestões junto ao Ministério da Justiça para que sejam construídos novos presídios imediatamente. O Estado precisa de, no mínimo, cinco novas unidades. O CNJ vai ajudar nesse pleito. Por outro lado, ele também deixou claro que os “agentes públicos responsáveis” pela situação responderão pela situação atual. Termos como caótico, imoral e desumano, foram apenas alguns utilizados nesta sexta-feira. Ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, que nada pode fazer a não ser colocar a culpa na falta de financiamento.

# # SEBRAE  promove…

O segmento, que registrou um crescimento de 16,2% no faturamento em 2012, receberá estímulos para ganhar força também no Rio Grande do Norte. O setor de franchising será alvo do Encontro de Negócios de Franquias do RN, o primeiro evento do estado orientado especificamente para quem deseja investir nesse ramo. O encontro é promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, e será realizado nos dias 15 e 16 de maio, no Teatro Riachuelo, no shopping Midway Mall. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (22) e podem ser feitas através do site http://encontrodefranquias.com.br/. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 até o dia 6 de maio. Após essa data, o valor sobe para R$ 60,00. A programação do Encontro de Negócios de Franquias é composta de palestras e uma rodada de negócios. O objetivo do encontro é fornecer informações técnicas sobre diversos aspectos de tipo de sistema, além de aproximar franqueadores de futuros franqueados. Serão realizadas quatro palestras, sendo duas por dia, que vão abordar o cenário no Rio Grande do Norte para esse tipo de negócio, o sistema de franchising, os aspectos jurídicos de uma franquia e a escolha do ponto comercial, grande parte delas ministrada por consultores da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que é parceria do evento.