Operadoras geraram 172.119 reclamações nos Procons de todo o país ano passado, tomando o primeiro lugar das empresas de cartão de crédito, principais alvos dos consumidores em 2011

As empresas de telefonia foram as campeãs em reclamações nos Procons de todo o país em 2012. De um total de 1.877.966 queixas recebidas, 172.119 (9,17%) foram relacionadas a esses serviços. As empresas de celular tomaram o posto ocupado no ano anterior pelas empresas de cartão de crédito e assumiram a primeira colocação no ranking de reclamações no órgão de proteção e defesa do consumidor. O setor de telecomunicações, que inclui telefonia celular e fixa, TV por assinatura e internet, somou 21,7% das ocorrências. Em 2011, havia sido responsável por 17,4% das reclamações. Os dados são da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça.

No ano passado, foram realizados 2.031.289 atendimentos pelos Procons. Quase 20% mais que o total registrado no ano anterior. Os principais problemas enfrentados pelos consumidores em 2012, assim como no ano anterior, foram cobranças indevidas, questões contratuais e qualidade de produtos e serviços.(Congresso em Foco)