# # Sonhadora

 

Milhões de brasileiros admiram a trajetória da ex-senadora Marina Silva. De menina pobre e doente dos seringais do Acre à liderança ambientalista respeitada mundo afora, ela fez da defesa intransigente da ética um exemplo para a política. Mas a sonhadora Marina tem externado em diversas ocasiões recentes uma face surpreendentemente conservadora, capaz de constranger assessores e plantar a semente da dúvida na cabeça de eleitores fiéis. Na terça-feira 14, a porção reacionária da presidenciável veio à tona num debate na Universidade Católica de Pernambuco. Logo após defender com vigor seu “compromisso com o Estado laico”, a ex-senadora, evangélica, mostrou-se incomodada com a recente onda de protestos contra o deputado Marco Feliciano, também evangélico. Feliciano, como se sabe, assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos sob vaias de uma sociedade indignada com suas declarações homofóbicas e racistas.

# # Novo Presidente

Com 97,3% dos votos dos integrantes do partido, o senador Aécio Neves (MG) foi eleito neste sábado (18) presidente nacional do PSDB. A convenção nacional da legenda oposicionista lotou o centro de convenções de um hotel de Brasília. Segundo a assessoria da sigla, entre governadores, parlamentares, prefeitos e militantes, cerca de 4 mil tucanos compareceram ao evento partidário. A eleição que alçou Aécio ao principal posto do PSDB reuniu os principais expoentes da legenda. O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso prestigiou o evento e ficou sentado à direita do senador mineiro, na primeira fila do palco reservado aos dirigentes, durante todo o evento. Potencial candidato do PSDB à Presidência da República em 2014, Aécio obteve 521 dos 535 votos dos delegados eleitos para escolher o sucessor do deputado federal Sérgio Guerra (PE) no comando do partido. O presidente do partido tem como função liderar as ações da sigla em época de eleição, administrar divergências internas e articular alianças nacionais e regionais.

# # Passando por aqui…

Um asteroide com 2,7 quilômetros de comprimento vai sobrevoar a Terra no dia 31 de maio, informou a agência espacial norte-americana Nasa. O corpo celeste, denominado 1998 QE2, não representa uma ameaça para o planeta e passará a uma distância de 5,8 milhões de quilômetros da Terra, cerca de 15 vezes a distância entre a Terra e a lua. Será a menor distância que o 1998 QE2 ficará da Terra pelo menos nos últimos dois séculos. Segundo a Nasa, o 1998 QE2 não desperta muito interesse para astrônomos e cientistas que pesquisam asteroides considerados perigosos, mas para os que trabalham com astronomia de radar e têm um telescópio de pelo menos 70 metros à disposição. A aproximação do asteroide à Terra será examinada por dois grandes telescópios o Observatório Goldstone, na Califórnia, e o radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico.

# # De olho na Majoritária do RN em 2014

A presidente estadual do PSB, vice-prefeita de Natal Vilma de Faria, dedicará o final de semana ao fortalecimento de suas lideranças no Vale do Assu, onde participará de mais um Encontro dos Núcleos de Base do partido. Neste sábado (18), após participar de evento em Natal cedinho, a ex-governadora segue para Assu, onde concederá entrevista ao Registrando, apresentado pelo locutor José Régis, da Rádio Princesa do Vale (às 12h). O programa é líder de audiência na região, alcançando 16 municípios. Vilma visita no início da tarde o prefeito correligionário de Itajá, Licélio Jackson, depois segue para Ipanguaçu, onde se encontrará com o vice-prefeito Josimar Lopes e termina em Carnaubais, onde o prefeito Luizinho realizará o XVII Encontro dos Núcleos de Base do PSB. Após, ela viajará com destino a Riachuelo, onde será recebida pela prefeita pessebista Mara Cavalcanti e lideranças do município e retorna a Natal.