A cadeia produtiva do leite e derivados da Região Nordeste estará reunida, em Parnamirim, durante a XI edição do Encontro Nordestino do setor de Leite e Derivados (Enel),para discutir alternativas viáveis à recuperação dos rebanhos e elevação da produtividade no Semi-árido nordestino frente a maior seca dos últimos 50 anos. O evento, realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e Associação Norteriograndense de Criadores (ANORC)teve início na noite desta quarta-feira (5) e segue até o próximo sábado (8), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. Nesta quinta-feira (6), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, fará visita oficial ao evento.

Durante a abertura do XI Enel, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou a importância do encontro, especialmente pelo momento de dificuldades que atravessa a pecuária leiteira não só no Rio Grande do Norte, mas em todo o Nordeste. Ele ainda apontou sugestões, a exemplo da criação de uma legislação específica que diferencie as exigências para produção de derivados do leite para micro e pequenos produtores.

“Precisamos criar meios para amenizar as dificuldades que os integrantes da cadeia produtiva do leite e derivados enfrentam, e o Enel será uma grande oportunidade para isso. Acreditamos que mecanismos podem ajudar nesse processo, como a criação de uma legislação única, que diferencie as normas entre grandes e pequenos laticínios”, frisou.

O XI Enel contará com vasta programação voltada para toda a cadeia produtiva, incluindo minicursos, palestras, leilões, e conta com a participação de mais de 30 caravanas dos nove estados nordestinos.De acordo com o presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá, o Encontro significará o primeiro passo para a recuperação da pecuária leiteira na região. “Estamos muito felizes com a realização do Enel, pois é em momentos difíceis como este que precisamos, mais do que nunca, unir as forças e buscar soluções. Precisamos garantir que nossos produtores tenham a acesso a tecnologia para elevar a produtividade”, destaca.

A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou a solenidade e lembrou da importância da pecuária para economia potiguar. “Estamos direcionando diversas ações em prol da pecuária para garantir que, tanto o rebanho quanto a produtividade tenha melhorias, como o aumento no preço litro de leite, dentro do Programa do Leite, que passou para R$ 1,15 no caso do leite de vaca e R$ 1,60 para o leite de cabra”, ressalta.

 

fonte: Assessoria