O Rio Grande do Norte passou do status de zona de risco médio para área livre da febre aftosa depois de quase duas décadas de intensas campanhas de vacinação dos rebanhos. O reconhecimento veio do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, na noite desta quinta-feira (6), participou do XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que está sendo realizado no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN). O evento é promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc).

Diferente do que se esperava, o ministro não oficializou o Nordeste como área livre, já que Paraíba ainda não atingiu o status, mas garantiu que deverá voltar ao Rio Grande do Norte no final de julho, juntamente com a presidente Dilma Rousseff, para considerar a região como área livre do vírus que ataca o gado. “Será um grande prêmio que o Nordeste entrega ao Brasil. Queremos anunciar a região livre da aftosa no final de julho, aqui, no Rio Grande do Norte. Isso vai abrir as fronteiras do Nordeste para o mercado internacional”, disse Antônio Andrade, parabenizando o empenho do estado, sobretudo dos produtores.

Acompanhado da governadora Rosalba Ciarlini e do presidente da Câmara dos Deputados Federais, Henrique Eduardo Alves, o ministro – que já presidiu a frente parlamentar da cadeia produtiva do leite – visitou as instalações do Espaço Sebrae, onde estão sendo realizadas as capacitações do evento, foi recepcionado pelo diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, e conversou com produtores.