Projeto de Larissa é aprovado para proteger estudantes.Assembleia institui disque-denúncia para bullying na escola

Alunos poderão comunicar casos de bullying na escola através de disque-denúncia. A criação do serviço foi aprovada no plenário da Assembleia Legislativa, ontem (27), por iniciativa da deputada estadual Larissa Rosado (PSB).Bullying designa atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, e são comuns no ambiente escolar. Mas, poucos conseguem relatar os casos para providências, o que levou Larissa a apresentar o Projeto de Lei.

“Estamos criando esse canal para que os estudantes possam denunciar essas situações e alguma coisa seja feita. Porque, se nenhuma medida for tomada, o jovem pode carregar traumas para o resto da vida”, justifica a deputada.

 Teleatendimento

A intenção, segundo Larissa, é resolver o problema na origem e evitar situações extremas, como na Escola Municipal Tasso da Silveira (RJ), onde ex-aluno, vítima de bullying, matou 12 crianças e feriu mais dez estudantes, em 2011.

O projeto institui atendimento telefônico gratuito para vítimas de bullying nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte. A denúncia será encaminhada para apuração, e a identidade do denunciante, preservada.

Após aprovação na Assembleia, a matéria segue para sanção. “Esperamos que o Governo do Estado seja sensível ao serviço, respeite a decisão dos deputados e sancione a lei, porque é uma necessidade das escolas”, conclui Larissa.

Fonte: Assessoria