A falta de mão de obra qualificada está levando empresários do segmento turístico de Macau, município distante 190 quilômetros de Natal, a apostar em capacitação dos colaboradores para fortalecer a atividade. Para isso, equipamentos turísticos ligados ao ramo de alimentação e hotelaria participam da II Semana de Meios de Hospedagem, Alimentação e Serviços. Promovida pelo SEBRAE/RN, por meio do Escritório Regional do Vale do Açu, a capacitação teve início na segunda-feira (8) e encerra nesta sexta-feira (12). A ação é fruto de parceria entre o Projeto de Agentes Locais de Inovação do Vale do Açu e o Projeto Polo Costa Branca, que visa dar respostas às deficiências detectadas nas empresas do setor.

O município, que registra significativa demanda turística, especialmente ligada ao turismo ocupacional, fruto da grande quantidade de empresas prestadoras de serviço da Petrobras, ainda sofre com a baixa qualificação profissional. “Estamos capacitando todo o trade turístico, pois sabemos que existem muitas dificuldades na mão de obra dos setores envolvidos, e esta capacitação vem para suprir esta necessidade”, explica a gestora do Projeto ALI no Vale do Açu, Sandra Murielly.

A Semana de Meios de Hospedagem é composta por um cronograma diversificado, com cursos e oficinas que tratam de temas relevantes ligados ao segmento, como “Sabor e gestão”, capacitação de garçons e camareiras. Além disso, oferece ainda seminário para orientar empresários quanto à importância da inovação para os empreendimentos do setor de alimentação e hotelaria.

Voltada para profissionais que já atuam ou desejam atuar na área de governança de hotéis ou pousadas, a capacitação acontece entre os dias 16 e 19 de julho e possui um cronograma de ações que atinge os setores onde são detectados os principais gargalos da atividade. Entre eles estão postura, boas maneiras, etiqueta social, organização e funcionamento da governança, higiene pessoal, além de equipamentos de segurança (EPI), hospitalidade e Procedimentos Operacionais Padrão (POP)