O governo brasileiro ainda não tem uma política unificada para a internet, mas estuda uma medida para obrigar multinacionais como Facebook e Google a armazenarem seus dados no Brasil e não no exterior, disse o ministro das Comunicações Paulo Bernardo ao jornal O Estado de S. Paulo. “O ideal seria a empresa manter o registro aqui, para que os dados estejam disponíveis se a Justiça brasileira pedir”, disse.

O ministro admitiu que essa medida não fazia parte do projeto de lei para regulamentar a internet que o governo estuda há vários meses e que apresentará ao Congresso, mas que “se tornou necessária agora”, após as revelações do ex-técnico da CIA Edward Snowden. Segundo ele, tanto a CIA como a Agência Nacional de Segurança (NSA, sigla em inglês) vasculham e-mails e telefonemas do Brasil.

O ministro afirmou que o armazenamento dos dados no país é um assunto de soberania nacional, pois as empresas de internet estão negando o fornecimento de dados à justiça brasileira alegando que seus arquivos não estão armazenados aqui. Bernardo disse que Dilma Rousseff planeja levar essa discussão à Organização das Nações Unidas (ONU).